Semear Saúde e RAFCAL ajudam-no a manter para sempre o peso ideal

Semear Saúde e RAFCAL ajudam-no a manter para sempre o peso ideal

356
PARTILHE
- Pub -
mulher-fita-metrica-cintura
Emagrecer sem medo de recuperar os quilos perdidos

Grande parte das pessoas que perdem peso por vontade própria voltam a ganhá-lo nos primeiros meses depois de concluído o respectivo plano alimentar. Oitenta a 95% das pessoas que emagrecem recuperam mesmo o peso inicial num prazo de cinco anos.

É esta tendência que Filipa Nobre tenta inverter através da Psicologia do Emagrecimento com o método do Programa RAFCAL – Reabilitação Afecto Cognitiva do Comportamento Alimentar.

“Trata-se de um tratamento personalizado que atende aos factores emocionais que podem funcionar como deflagradores do comportamento alimentar disfuncional, através da psicologia, com a reeducação afectiva e com a educação”, explica a psicóloga clínica.

O grande objectivo é, através da psicoterapia, “mudar hábitos de vida, ao reeducar e despertar o paciente para o seu comportamento alimentar, depois de perceber quais são as áreas da vida que estão afectadas com a relação com a comida”, continua Filipa Nobre.

O RAFCAL é um programa com etapas e roteiro terapêutico definidos, com foco na construção de uma relação saudável do indivíduo com a alimentação, com o corpo e consigo mesmo. Favorece a percepção de como os estados emocionais interferem no peso e como lidar com emoções que boicotam o êxito da dieta, assim como identificar a existência de possíveis compulsões e a realizar adequadamente o monitoramento do peso.

O foco principal é a manutenção do peso magro e principalmente o bem-estar geral. O RAFCAL é um programa complementar ao trabalho do médico em diferentes especialidades, do nutricionista ou do professor de Educação Física, numa perspectiva interdisciplinar, considerando as causas multifactoriais da obesidade.

Emagrecer saudável na Semear Saúde
206 RAFCAL Semear Saúde 6
RAFCAL é o seu parceiro na luta contra os quilos a mais

Para além de ser um processo físico, emagrecer é um processo emocional. “Há pequenas coisas nas quais as pessoas não pensam, não estão conscientes. ‘Quando a pessoa sente fome, será mesmo fome? É algo físico ou tem apenas vontade de comer?’”, exemplifica Filipa Nobre. Esta ajuda “parte da consciencialização das pessoas, que devem procurar mecanismos através das suas próprias emoções, dos seus próprios estados de humor e perceber de onde vem realmente a fome. E a fome nunca é de ir comer uma peça de fruta, beber um sumo natural ou comer uma salada. A fome ‘puxa’ sempre para aquelas comidas apaladadas; as que vão suprimir a área do prazer”, continua.

Obesidade ou anorexia também podem ser tratados

O método é para todas as idades e adequa-se a pessoas com histórico de sobrepeso, obesidade – “que de longa data lutam sem sucesso contra a balança” -, que desejem acompanhamento pré/pós cirurgia bariátrica, que apresentem sintomas de transtornos alimentares, como a anorexia ou a bulimia, ou que simplesmente se interessem por comportamento alimentar saudável e qualidade de vida.

Método único em Portugal vai estar na Semear Saúde

Filipa Nobre, pioneira e única psicóloga em Portugal capacitada para o programa, vai estar na Semear Saúde a dar consultas individualizadas gratuitamente no dia 18 de Março, entre as 10 e as 18 horas. Os interessados devem fazer a respectiva marcação através do e-mail associacaosemearsaude@gmail.com, ou dos contactos telefónicos 282 320 902 e 926 485 533.

“De forma geral”, o acompanhamento do paciente divide-se em três fases. Nos primeiros dois meses as consultas são semanais, nos dois meses seguintes passam a quinzenais e nos últimos dois meses a mensais. “Tudo isto vai depender muito da evolução da pessoa, do seu comprometimento em querer amadurecer no sentido do emagrecimento”, refere a psicóloga clínica.

“A alta acontece quando percebemos que existe o amadurecimento para a manutenção do comportamento magro, porque a mudança de comportamentos e de hábitos vai permanecer, uma vez que o paciente já não vai simplesmente comer, já se vai analisar. Começa a substituir antigas vontades por algo que realmente seja bom para o seu corpo. É este trabalho que vai permanecer na mente da pessoa e que garante a manutenção do peso magro”, refere Filipa Nobre.

Para integrar o programa RAFCAL, o paciente não precisa de estar a ser previamente seguido por um nutricionista, “pois na maior parte das vezes já vem munido do conhecimento nutricional”. No entanto, “se houver necessidade é encaminhado”, indica.

Cada consulta tem o custo de 30 euros.

Uma referência para psicólogos e nutricionistas

Em 1998 surgiram os primeiros atendimentos de Psicologia do Emagrecimento. A metodologia foi evoluindo ao longo dos anos, até, em 2004, receber o nome RAFCAL, marca registada com o lançamento do livro ‘Psicologia do Emagrecimento’, da autoria da psicóloga clínica Maria Marta Ferreira, mentora de Filipa Nobre.

Um ano mais tarde realizou-se o primeiro curso de capacitação para psicólogos em Curitiba, Brasil, país onde o programa já é utilizado “com bastante sucesso”. Depois deste já foram realizados novos cursos, entre os quais o que Filipa Nobre frequentou, via Skype, em 2015.

Segundo a profissional, psicólogos e nutricionistas utilizam o RAFCAL como referência na sua prática clínica.

Filipa Nobre diz estar “bastante interessada e disponível” para dar consultas em Tavira, na Semear Saúde, que, através da hipnose, trabalharia a nível inconsciente, e o RAFCAL a nível consciente.

(Artigo publicado na edição de Abril do caderno semear saúde)