Superimunidade & Detox aliou-se à avaliação nutricional na Semar Saúde

Superimunidade & Detox aliou-se à avaliação nutricional na Semar Saúde

337
PARTILHE
- Pub -
semear chef duarte alves
O nutrichef Duarte Alves e a nutricionista Patrícia Viegas
Com o objectivo de “mostrar às pessoas alternativas aos lacticínios e desmistificar a ‘moda’ dos sumos detox”, o chef Duarte Alves apostou no passado domingo, em Tavira, em dar a conhecer na prática os segredos associados a uma alimentação saudável, tendo em conta as temáticas abordadas duante o workshop de Consciência Alimentar ‘SuperImunidade & Detox’.
Quando se ouve falar de sumos detox, muitas pessoas há que apenas consideram estes sumos de base vegetal uma “moda”.
Para o especialista, uma “ideia pré-concebida e errada”,  já que se tratam de “superalimentos que servem para desintoxicar o nosso organismo de metais pesados que ingerimos em grande quantidade na alimentação sem nos apercebermos”.
semear - detox
Couves biológicas salteadas com cúrcuma
Estes alimentos são verdadeiramente poderosos no que toca à sua capacidade purificante e antioxidante e estão carregados de nutrientes absolutamente indispensáveis à robustez das nossas defesas face às agressões que o  corpo sofre todos os dias.
“Estamos mesmo a falar de superalimentos” cuja ingestão se deve ter sempre em linha de conta quando se fala de uma alimentação saudável, refere o chef Duarte Alves.
Semear Saúde soma o melhor de duas áreas: a consciência alimentar e a nutrição
Numa parceria com a nutricionista Patrícia Viegas o  objectivo do workshop do passado domingo, que contou com bastante assistência nas instalações da Associação Semear Saúde, “foi o de unir esforços com a Patrícia Viegas, nutricionista na associação”, diz o nutrichef Duarte Alves.
É este género de sinergias que pode ser fundamental para que, além de conhecerem a sua realidade pessoal do ponto de vista da qualidade da sua nutrição e da sua saúde quanto a parâmetros base, as pessoas aprendam a ter soluções práticas de cozinha que lhes premitam incrementar positivamente a sua alimentação e a sua postura face às  suas próprias necessidades nutricionais individuais.
semear - detox2
Bombons saudáveis com superalimentos
Trata-se de munir as pessoas que participaram do evento de um conjunto de ferramentas que respondem às suas necessidades depois de diagnosticada a sua condição através dos rastreitos e de acordo com os conselhos de Patrícia Viegas.
“Trata-se de uma colaboração entre o meu trabalho e o conhecimento dos profissionais da área da saúde, que no fundo sabem da teoria e eu sei da prática”, refere o nutrichef, enquanto a nutricionista Patrícia Viegas põe a tónica na “importância dos rastreios disponibilizados na associação em Tavira, dado que muitas são as pessoas que desconhecem, por um lado a sua verdadeira condição de saúde quanto a dados clínicos primários e, por outro,  a relevância de ter consciência da sua saúde relativamente a estes indicadores do seu estado geral”.
Um workshop que contou com muitos participantes e que uma vez mais reflecte a aposta da Associação Semear Saúde na área da nutição como pedra de toque da profilaxia das doenças e da promoção da saúde preventiva.

(Artigo publicada na última edição do Caderno Semear Saúde)

- Pub -