Vento destrói pontão do Centro Náutico da Praia de Faro (com fotogaleria)

Vento destrói pontão do Centro Náutico da Praia de Faro (com fotogaleria)

3826
PARTILHE

As fortes rajadas de vento que se fizeram sentir durante a noite de ontem e a madrugada de hoje destruíram completamente o pontão do Centro Náutico da Praia de Faro.

Os ventos registados na zona, que segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera atingiram rajadas da ordem dos 56 quilómetros por hora, deixaram à garra (expressão náutica utilizada para definir um barco à deriva) várias embarcações na Ria Formosa que acabaram por embater na estrutura municipal e “provocar a sua completa destruição”, adiantou ao POSTAL a autarquia farense.

A Câmara de Faro “está a acompanhar a situação”, uma vez que aquela infra-estrutura, criada em 2004, é utilizada por muitas pessoas que participam activamente nas actividades do centro náutico.

De acordo com a autarquia “a construção/aquisição de um novo pontão demora bastante tempo e por isso a Câmara está já a envidar esforços no sentido de encontrar uma situação que permita manter a actividade do centro náutico até à solução definitiva da situação”.

Prejuízo ultrapassa largamente os 100 mil euros
- Pub -

Ao POSTAL a autarquia esclareceu que numa avaliação prévia o prejuízo no pontão, que está irrecuperável, ultrapassa largamente os 100  mil euros”.

Não é possível até ao momento avaliar os estragos nas muitas embarcações envolvidas neste acidente e das muitas que andaram à deriva na Ria Formosa como resultado da noite e madrugada muito ventosas.

O IPMA prevê a diminuição dos ventos durante a tarde de hoje para a ordem dos 70 quilómetros por hora, depois da previsão para esta madrugada apontar para ventos até 80 quilómetros por hora e na Serra de Monchique com rajadas até aos 100 quilómetros por hora. Por esta razão o instituto mantém o Algarve sob aviso amarelo.

- Pub -