A voz é uma preciosidade a defender

A voz é uma preciosidade a defender

416
PARTILHE
ARTIGO de OPINIÃO da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TERAPEUTAS DA FALA - DELEGAÇÃO SUL *
ARTIGO de OPINIÃO da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TERAPEUTAS DA FALA – DELEGAÇÃO SUL *

A nossa voz é o principal meio de comunicação que temos. O Dia Mundial da Voz festejou-se a 16 de Abril e tem como objectivo primordial dar visibilidade à voz.

Uma voz saudável permite-nos transmitir ideias e sentimentos, mostrar a nossa personalidade e comunicar uns com os outros. Depende de uma complexa actividade de todos os músculos e da integridade dos tecidos do sistema fonador. Porém, nem sempre se consegue ter uma voz adequada, que consiga transmitir uma mensagem. Nestes casos, é possível que exista uma alteração, decorrente da desarmonia dos sistemas envolventes neste processo.

Sinais de alerta para alterações vocais Esteja atento e procure um terapeuta da fala se tiver constantemente rouco, se ficar afónico (sem voz), se sentir cansaço associado ao uso vocal, se considerar a sua voz demasiado fraca ou muito forte, se pigarrear frequentemente, se tiver tosse crónica ou sensação de corpo estranho na faringe.

O que deve fazer diariamente para proteger a sua voz

– Beba água frequentemente;

– Mantenha uma alimentação variada e saudável;

– Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas;

– Fale com uma postura adequada;

– Modere o uso da voz – evite gritar;

– Evite pigarrear – beba água e tussa;

– Não use roupas apertadas, principalmente junto à zona do pescoço;

– Não imite vozes, nem utilize um tom demasiado agudo ou grave;

– Faça aquecimento vocal antes das exposições orais;

– Evite mudanças de temperatura bruscas.

Cuide da sua voz!

 * Quem somos?

A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) é uma associação representativa dos Terapeutas da Fala em Portugal. É composta por várias delegações regionais pelo país, e é objectivo de cada uma representar localmente a APTF através da sensibilização da comunidade para a profissão e organizando acções e cursos de formação (APTF, 2017)