JSD/Algarve dá continuidade a ‘Roteiro do Associativismo Juvenil’

JSD/Algarve dá continuidade a ‘Roteiro do Associativismo Juvenil’

410
PARTILHE
- Pub -
JSD Algarve da continuidade a ‘Roteiro do Associativismo Juvenil’
Nas próximas semanas, a JSD/Algarve vai estar no barlavento algarvio

No passado semestre, a JSD/Algarve iniciou o ‘Roteiro do Associativismo Juvenil’, um projecto que pretende fazer o levantamento de informações, preocupações e propostas no terreno das diversas associações juvenis da região.

O objectivo é identificar as principais dificuldades e anseios, conseguindo compilar contributos das associações algarvias, no que diz respeito ao Associativismo Juvenil.

JSD/Algarve reúne com MOJU

No âmbito do projecto o ‘Roteiro do Associativismo Juvenil’ já havia reunido com a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) e com a Associação Algarve Jovem (AAJ), no passado dia 10 de Maio.

Na sequência da 1ª fase do projecto, a JSD/Algarve reuniu ontem, a 12 de Maio, com a Associação Movimento Juvenil em Olhão – MOJU, num encontro de trabalho que contou com a presença da Comissão Política Concelhia da JSD/Olhão.

Na cidade de Olhão, foram abordadas questões e problemáticas transversais à região algarvia, como é o caso da preocupação relativa às bolsas de acção social no Ensino Superior, a efectiva revisão da Lei do Associativismo, os necessários apoios do Estado através dos programas de incentivo à juventude e a preocupante e escassa participação cívica regional.

- Pub -

Nas próximas semanas, a JSD/Algarve estará presente no barlavento algarvio, tendo já agendadas diversas reuniões com novas associações juvenis, provenientes da zona mais ocidental do distrito.

jsd algarve
JSD/Algarve iniciou o ‘Roteiro do Associativismo Juvenil’ no passado semestre
Projecto vai culminar com debate global

A 2ª fase do ‘Roteiro do Associativismo Juvenil’ vai culminar com a realização de um debate global onde vão estar reunidas todas as associações envolvidas, estimulando o trabalho conjunto de forma pública, transparente e responsável, em torno das soluções que devem ser apresentadas às entidades competentes e que visem enriquecer e melhorar o estado do Associativismo Juvenil do Algarve.

Para a JSD/Algarve, esta forma de fazer política, com proximidade, é o caminho mais acertado para incentivar o envolvimento das associações regionais nas decisões, construindo um futuro com uma juventude algarvia mais participativa e interessada.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)