A melhor rede social é uma mesa cheia de comida e amigos!

A melhor rede social é uma mesa cheia de comida e amigos!

1304
PARTILHE
Angela OeirasFormadora na Escola Hoteleira de V.R.S.A.bloggerwww.angelaoeiras.com
Angela Oeiras
Formadora na Escola Hoteleira de V.R.S.A.
blogger
www.angelaoeiras.com

Agora que os dias são maiores e mais calorosos já apetecem refeições mais ligeiras e no exterior, quer seja no terraço ou no jardim da sua casa, quer seja num piquenique com a família e amigos.

Para comemorar a chegada da Primavera hoje trago um menu de três receitas rápidas, fáceis e saudáveis, que irão surpreender os seus familiares e amigos pelo conjunto de cores e texturas, tostas verdes, cogumelos Portobello recheados e tortilla sem ovos de alho francês.

Adicione a este menu umas saladas coloridas (alface, endívias, morangos, rúcula, etc…) frutas da época (já peladas e cortadas) ou verduras (por exemplo cenouras descascadas) e sumos naturais ou smoothies coloridos de frutas e verduras, também uns snacks caseiros, como frutos secos torrados ou salteados e polvilhados com um pouco de flor de sal e barrinhas energéticas elaboradas por si e que não contenham produtos processados.

Cogumelos Portobello com requeijão e pêssegos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Gosto de adicionar frutas cozinhadas aos pratos de legumes e verduras, pois estas dão um toque doce a estes pratos.

Agora com a chegada da Primavera aparecem já os primeiros pêssegos, ideais para este tipo de preparações.

Escolha uns pêssegos que não estejam muito maduros, pois ao cozinhá-los poderão desfazer-se com mais facilidade, também pode grelhá-los sem pele, mas para mim a pele dá-lhe um toque colorido diferente a este prato.

Ingredientes:

Cogumelos Portobello;

Requeijão; pêssegos; hortelã;

Molho de mel, azeite e vinagre.

Decoração:

Creme de cacau (cacau em pó dissolvido com um pouco de leite de arroz e mel); amêndoas filetadas e ovinhos de tâmaras e cacau.

Preparação:

Limpar os cogumelos com um pano seco, retirar os pés com cuidado para não partir os cogumelos e colocá-los numa travessa de ir ao forno com a parte interior virada para cima.

Rechear cada cogumelo com requeijão e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente uns 20 minutos, ou até que veja que os cogumelos já estão cozinhados.

Entretanto, cortar os pêssegos em gomos e grelhá-los ligeiramente num grelhador ou frigideira (não é necessário juntar nenhuma gordura).

Retirar os cogumelos do forno, colocar por cima os gomos de pêssego grelhados e polvilhar com a hortelã picadinha.

Regar com o molho de mel (numa tacinha misturar uma colher de sopa de mel, com a mesma quantidade de azeite e de vinagre).

Tostas verdes

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Estas tostas são muito agradáveis para comer tanto ao pequeno almoço como numa entrada fria de um menu.

É óptima para os dias mais quentes que agora chegam e ideal para levar para a praia ou para um piquenique, pois o abacate dá-lhe a textura suave de uma manteiga e o pepino frescura.

Ingredientes:

Pão integral (do seu cereal preferido);

Rúcula;

Abacate;

Pepino.

Decoração:

Banana; morango; manga e pepitas de chocolate.

Preparação:

Cortar o pão em fatias e torrá-lo ligeiramente (apenas para lhe retirar a humidade).

Cobrir o pão com rúcula, fatias de abacate e fatias finas de pepino.

Regar com um pouco de azeite no momento de servir.

Tortilha (sem ovos) de alho francês e orégãos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A farinha de grão é um óptimo substituto do ovo nas dietas veganas que não consomem nenhum produto de origem animal.

Tem a vantagem de não conter glúten pelo que também pode ser usada em dietas celíacas,  é uma óptima fonte de fibra, capaz de baixar o colesterol mau e de travar os níveis de açúcar no sangue e fornece uma boa dose de proteínas à refeição.

Hoje em dia é muito fácil de encontrar, seja na ervanária ou na secção de produtos saudáveis do seu supermercado, ou poderá ainda (caso tenha uma Bimby) triturar o grão seco até este ficar em farinha, fabricando assim a sua farinha de grão.

Ingredientes:

1 chávena de (240 ml) de água e de (160 gr) farinha de grão;

1 alho francês; 1cebola;

Azeite q.b.; orégãos; sal e pimenta.

Preparação:

Numa liquidificadora (ou na Bimby) colocar a água, a farinha de grão, sal e pimenta e duas colheres de sopa de azeite e misturar até que os ingredientes estejam todos bem misturados e não tenha grumos. Adicionar os orégãos, misturar ligeiramente e reservar.

Cortar o alho francês às rodelas e a cebola em meias luas e salteá-los num pouco de azeite.

Untar um tabuleiro de forno com um pouco de azeite, colocar por cima o salteado de alho francês e cebola e regar com a mistura de grão.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 30 minutos ou até que veja que a mistura já está coalhada e douradinha por cima. Guardar no frigorífico dentro de uma caixinha ou comer de imediato, pois são deliciosas.

(Artigo publicado no Caderno Semear Saúde)

Facebook Comments

Comentários no Facebook