Montenegro promove V Semana da Saúde e Bem-estar

Montenegro promove V Semana da Saúde e Bem-estar

1059
PARTILHE
Montenegro promove V Semana da Saude e Bem-estar
Ginásios locais abrem as portas a quem queira praticar exercício físico

Exercício físico e cuidados médicos abertos à população fazem parte de um vasto programa de actividades da V Semana da Saúde e Bem-Estar, promovida pela Junta de Freguesia de Montenegro,  de 15 a 20 de Maio.

Em parceria com os ginásios locais, a Associação Oncológica do Algarve, o Movimento de Apoio à Problemática da Sida (MAPS), unidades de saúde e estabelecimentos comerciais da Freguesia, a Junta lançou um conjunto de propostas com o objectivo de incentivar a população a adoptar hábitos de vida mais saudáveis.

A iniciativa é dirigida a todos os escalões etários que, durante o evento, poderão utilizar gratuitamente os ginásios locais ou avaliar o seu estado de saúde através de rastreios, em diversas especialidades médicas.

O Presidente da Junta de Montenegro, Steven Sousa Piedade, sublinha a importância  de promover “uma nova consciência sobre esta temática, junto de escalões mais sensíveis como a infância e a terceira idade”, onde se verifica “uma forte tendência para a vida sedentária, sem exercício físico e com pouca atenção à questão alimentar. O que pretendemos é contrariar esta realidade.”

Programa preenchido com muitas actividades

Diariamente, entre as 10 e as 12.30 horas, decorrerão rastreios às doenças sexualmente transmissíveis, enquanto na farmácia Assunção serão efectuados despistes a problemas relacionados à audiologia (dia 15), à protecção solar (dia 17), aos cuidados capilares (dia 18) e do síndrome metabólico (dia 19). Por sua vez, a Associação Oncológica do Algarve promove, dia 19, um rastreio onde serão transmitidas noções básicas sobre o cancro.

Os hábitos alimentares também vão estar em destaque. A 16 de Maio, a população terá oportunidade de participar numa degustação de suplementos, no dia 19 poderá inscrever-se num showcooking de cozinha saudável e, dia 20, num rastreio de nutrição, entre as 15 e as 18 horas, com a nutricionista Rita Santo.

Montenegro promove V Semana da Saude e Bem-estar1
Saúde e bem-estar da população têm sido uma preocupação da autarquia

Os ginásios locais abrem as portas a quem queira praticar exercício físico mas serão também organizadas outras iniciativas como os treinos funcionais  (dias 15 e 19, às 19.30 horas), provas de corrida ou caminhada (dias 16 e 18, às 9.30 horas), a caminhada ‘Junta-te a Nós’ (dia 17, às 20 horas), uma corrida (dia 19, às 19.30 horas), e a iniciativa ‘Caminhar pela Saúde em Família’ (dia 20 às 10 horas).

Crianças também serão envolvidas na iniciativa

No âmbito desta edição, decorrerá diariamente, na escola EBI/JI de Montenegro, o rastreio Universo das Letras (terapia da fala), orientado por Mathilda Torbeyns e Tânia Arrais, e o programa inclui ainda a iniciativa ‘A Escola Vai ao Centro de Saúde’ (dia 18), destinada a uma turma do 1º ciclo e, uma aula de Yoga, na Praia de Faro, com a instrutora Rita Domingues (dia 20 às 10 horas).

Promover a saúde e o bem-estar da população tem sido uma preocupação da autarquia e esta iniciativa vem reforçar esse aspecto. Como afirmou o presidente Steven Sousa Piedade, “o objectivo foi ir ao encontro dos mais variados interesses para que toda a população se sinta identificada com o evento e participe de forma activa nas diferentes iniciativas”.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook