Obras de reforço do cordão dunar e passadiços já arrancaram na Praia...

Obras de reforço do cordão dunar e passadiços já arrancaram na Praia de Odeceixe

782
PARTILHE
- Pub -
Praia sofre regularmente 'invasões' de caudais torrenciais do rio
Praia sofre regularmente ‘invasões’ de caudais torrenciais do rio

A obra de reforço do cordão dunar e passadiços já arrancou na Praia de Odeceixe, no concelho de Aljezur.

A intervenção está a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, para a qual a Câmara de Aljezur contribuiu no seu capital social, e totaliza um investimento de 142 mil e 734 euros, com uma taxa de co-financiamento de 85%.

A Praia de Odeceixe, considerada uma das “Sete Maravilhas” na categoria de arribas, está inserida entre o mar e um meandro do rio quase paralelo à linha de costa e sofre regularmente “invasões” de caudais torrenciais do rio e, naturalmente, os efeitos da agitação marítima característica desta faixa da costa atlântica.

O efeito isolado ou conjunto dessas ocorrências determina muitas vezes a rotura da duna e a modulação indesejável da praia.

A grande carga de utilização humana desta praia e o pisoteio desregrado que destrói a duna e não permite a fixação do necessário coberto vegetal, justificam também e em grande parte esta intervenção.

- Pub -

Com o objectivo de minimizar esses impactos, foram anteriormente colocadas “linhas” de recuperadores dunares que, cumprindo a sua função, permitam consolidar a norte e a sul, parte do cordão dunar que se mantém com vegetação autóctone pioneira.

Pretende-se agora “tentar concluir essa intervenção e actuar de modo a adquirir um cordão dunar contínuo e de maior envergadura”, explica a Câmara de Aljezur em comunicado de imprensa, assim como, “recuperar e efectuar obras de manutenção nos dois acessos à praia”.