Portimão celebra a tradição com marchas e Santos Populares

Portimão celebra a tradição com marchas e Santos Populares

3640
PARTILHE
Marchas e Santos Populares 2
Marchas Populares voltam a sair à rua para desfilar

Portimão celebra os santos populares com desfiles de marchas, arraiais na antiga lota de Portimão e muita animação no centro histórico da cidade, na terceira edição das ‘Marchas e Santos Populares’.

Entre 9 e 29 de Junho, Portimão prepara-se para viver 20 dias de muita tradição, que vão levar às ruas milhares de pessoas residentes mas também turistas que nesta altura do ano visitam Portimão.

As marchas populares voltam a sair à rua para desfilar nas freguesias do Município e este ano, os desfiles contam com a participação do Sporting Glória Ou Morte Portimonense, do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, da Sociedade Recreativa Figueirense e da Marcha da Vila de Alvor.

O primeiro desfile começa na Zona Ribeirinha de Portimão, a 9 de Junho; o segundo será no dia 16, no Polidesportivo da Figueira; dia 23 o desfile será à beira ria, na Zona Ribeirinha de Alvor; e a festa vai culminar no dia 29 Junho, na Praia da Rocha, com o percurso pela Avenida Tomás Cabreira, a começar no Miradouro e a terminar na Fortaleza de Santa Catarina. Todos os desfiles começam às 22 horas.

A zona histórica de Portimão volta a ser palco do evento que é celebrado na Rua Nova, em conjunto com as colectividades locais, Clube União Portimonense e Sociedade Vencedora Portimonense. O Movimento Associativo Portimonense está empenhado em partilhar a vivência do espaço público com todos os visitantes e turistas que acorrem à cidade para viverem esta festa.

Rua Nova recebe sardinhadas, bailaricos e saltos à fogueira
Marchas e Santos Populares 1
Sporting Glória ou Morte Portimonense é responsável pelos arraiais

Manda a tradição que nas noites de Junho, nas celebrações dos Santos Populares, Santo António, São João e São Pedro, se salte à fogueira e se dance pelos recantos e ruas da cidade. Neste sentido, a Rua Nova vai ser palco de sardinhas, saltos à fogueira e animação musical nos dias 12, 23 e 28 de Junho, das 19.30 às 00.30 horas.

O Sporting Glória ou Morte Portimonense é o responsável pela organização dos tradicionais arraiais e bailes na antiga lota de Portimão, nos sábados de 10, 17 e 24 de Junho, a partir das 22 horas, com direito a sardinha assada e muita música.

Os desfiles contam ainda com a participação de cinco marchas convidadas: a Marcha Infantil do Lar da Criança, a Marcha do Centro Comunitário Duna-Caslas/Meia–Praia Lagos, a Marcha da Associação Grupo da Amigos da Pedreira, a Marcha do Clube de Futebol Os Estombarenses e a Marcha de Silves.

Marchas e Santos Populares
Cinco marchas convidadas vão desfilar
500 participantes na terceira edição do evento

Entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve, a edição deste ano vai reunir cerca de 500 participantes.

A iniciativa é organizada pelo município de Portimão em conjunto com a Freguesia de Portimão, a Freguesia de Alvor, a Freguesia da Mexilhoeira Grande, o Lar da Criança de Portimão, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense, a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve, a Merendeira e CRESC Algarve 2020.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook