Quarteira celebra 18 anos de elevação a cidade

Quarteira celebra 18 anos de elevação a cidade

1684
PARTILHE
Várias iniciativas culturais vão estar no centro das comemorações
Várias iniciativas culturais vão estar no centro das comemorações

Quarteira assinala 18 anos de elevação a cidade no próximo dia 13 de Maio. Para comemorar esta efeméride, a Câmara de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira promovem um programa de actividades.

As festividades arrancam logo na noite do dia 12, pelas 21.30 horas, com um concerto da fadista Gisela João, na Praça do Mar, com entrada livre.

A tradicional alvorada, às 9 horas, e hastear da Bandeira com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé e Banda Filarmónica Artistas de Minerva, meia hora mais tarde, em frente ao Centro Autárquico, dão início ao Dia da Cidade de Quarteira.

Durante a manhã, as iniciativas culturais e educativas voltam a estar no centro das comemorações. Pelas 10 horas, na Rua Vasco da Gama, é inaugurada a Exposição “Gotas de Mar”, com trabalhos realizados pelo Cantinho da Amizade que, mais uma vez, associa-se a este evento. Às 11 horas, irá actuar a Tuna da Academia do Saber. A partir das 11.30, decorre, no auditório do Centro Autárquico, a entrega de Prémios de Reconhecimento Mérito Escolar e Cidadãos de Mérito da Freguesia.

Visitadas obras que estão a ser realizadas na cidade

Durante a tarde, o programa incidirá sobre as intervenções que estão a ser realizadas na cidade. Pelas 15 horas, decorrerá uma visita à obra de requalificação do espaço público nas Ruas Coppingen e Stuttgart, perto da Igreja de S. Pedro do Mar. No local está a ser criada uma zona de estacionamento e um espaço verde com equipamentos de outdoor fitness e espaço infantil que ficarão ao serviço da população, com o objectivo de estimular a actividade e a vida social. Trata-se de uma intervenção integrada na filosofia do projecto europeu “Vital Cities”.

O programa de comemorações
O programa de comemorações

Pelas 16 horas, é inaugurada a requalificação do espaço de Street Workout, no Calçadão Nascente de Quarteira, onde foram colocados novos equipamentos. Esta constitui mais uma zona aberta à população para a prática desportiva na cidade.

A obra do novo Quartel do Subdestacamento Territorial da GNR de Quarteira é lançada às 16.30. O edifício do antigo Quartel de Bombeiros, localizado junto ao Calçadão, será alvo de trabalhos de ampliação e reconversão num espaço com todas as condições para os militares que trabalham nesta cidade cuja população triplica nos meses de verão. O investimento municipal neste equipamento ascende a 925 mil euros.

As comemorações do 18º Aniversário da Cidade de Quarteira encerram com a actuação de bandas locais, dando a conhecer os novos projectos musicais da cidade. Assim, ao palco da Praça do Mar irão subir os Be Myself (17h), Sacik Brow (18h), Miranda Eloquente (19h), The Road (20.30), Sara Lawrence&The Bullets (21.30) e The Fisherman (22.30).

Facebook Comments

Comentários no Facebook