Universidade do Algarve cria Serviço de Psicologia para a região

Universidade do Algarve cria Serviço de Psicologia para a região

2095
PARTILHE
- Pub -
Este já é o quarto encontro de trabalho entre a UAlg e os Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul
Este já é o quarto encontro de trabalho entre a UAlg e os Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul

A Universidade do Algarve volta a organizar o “Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul”, já na sua quarta edição, que decorrerá a 24 de Maio, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus da Gambelas.

Com início às 10 horas, João Guerreiro, antigo reitor da UAlg e coordenador do Relatório de Avaliação do Acesso ao Ensino Superior em 2016, irá falar dos “Desajustamentos no acesso ao ensino superior em Portugal”.

Para as 10.30 horas está marcada uma apresentação dos Cursos TESP da Universidade do Algarve, por Filipa Perdigão e Eduardo Esteves, docentes da UAlg.

Um dos pontos altos deste encontro será a apresentação do Serviço de Psicologia da Universidade do Algarve, que decorrerá às 11.30 horas.

O Serviço de Psicologia (SP) da UAlg é uma unidade de avaliação, intervenção e investigação, constituído por uma equipa de psicólogos com qualificação científica avançada e especialização em diferentes áreas da psicologia.

Consultas e avaliações psicológicas para a população da região

Dentro dos seus serviços e competências disponibilizará consultas e avaliações psicológicas não só para alunos e trabalhadores da UAlg, mas também para toda a população da região do Algarve. São competências do SP a prestação serviços à comunidade e a realização de actividades de apoio ao ensino e à investigação em quatro áreas de especialidade, organizadas nas seguintes unidades de intervenção: Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação, Desenvolvimento e do Aconselhamento Vocacional; Psicologia Social e das Organizações; e Neuropsicologia.

O programa do encontro
O programa do encontro

Da parte da tarde, pelas 14 horas, Pedro Cordeiro, investigador do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, vai apresentar os “Determinantes cognitivo-motivacionais dos processos de tomada de decisão de carreira em alunos de 12º ano: Uma investigação longitudinal à luz da Teoria da Autodeterminação”.

Recorde-se que a oferta formativa da UAlg contempla uma licenciatura em Psicologia; um mestrado em Psicologia da Educação; um mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde; um mestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, um mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, e um doutoramento em Psicologia.