Martim Longo registou a temperatura mais alta da rede do IPMA ontem

Martim Longo registou a temperatura mais alta da rede do IPMA ontem

3337
PARTILHE
A próxima semana vai começar quente e sem chuva
A próxima semana vai continuar quente, porém um pouco mais fresca

A vaga de calor que está a afectar o continente deixou marcas ontem, com as temperaturas a subirem em muitos locais acima dos 40 graus centígrados, cumprindo as previsões da meteorologia.

No Algarve e no que toca à rede de estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura mais alta do dia de ontem registou-se na estação meteorológica de Martim Longo, com uma temperatura máxima registada de 40,9 graus, uma mínima de 20 e uma temperatura média de 31,1 graus.

Faro, ainda de acordo com os dados do IPMA, registou uma máxima de 37,1, uma mínima de 22,9 e uma temperatura média de 30,1 graus centígrados, enquanto Portimão se ficou por uma temperatura média de 27,4 graus, conseguida à custa de uma máxima de 37,5 e de uma mínima de 16,6 graus.

Reguengos bate Amareleja
Reguengos-de-monsaraz
Reguengos teve ontem a temperatura mais alta do país no que toca a máximas registadas na rede do IPMA

Ao contrário do que muitos poderiam esperar, não foi a célebre Amaraleja, a terra mais conhecida de Portugal pelas suas altas temperaturas – detém o recorde dos extremos climatológicos nacionais registados oficialmente com uma máxima de 47,7 graus, a 1 de Agosto de 2003, e também uma temperatura média de 37,1 no mesmo dia -, que bateu o recorde nacional de ontem.

A Amareleja foi destronado por Reguengos durante o dia de ontem com a primeira a registar uma máxima de 42,2 graus centígrados enquanto a segunda alcançou 43,2 graus.

Faro mantém o recorde de temperatura mínima mais alta de sempre
O Centro Intrepretativo do Arco da Vila é uma das apostas na área do serviço educativo do museu
Faro tem o recorde da temperatura mínima mais alta registada no país

Entretanto Faro mantém nos dados dos extremos climatológicos nacionais registados pelo IPMA o recorde de temperatura mínima mais alta de sempre, com 32,2 graus a 26 de Julho de 2004.

Certo é que estes são os dados oficiais, muitas vezes largamente ultrapassados pelos registos hoje possíveis de forma mais ou menos exacta através dos mais variados dispositivos que medem as temperaturas e que fazem parte do nosso dia-a-dia.

Exactamente por isso não faltaram ontem imagens de termómetros a alcançarem valores muito acima dos oficiais e que os utilizadores das redes sociais partilharam com o mundo através daquelas plataformas.

Já hoje e até ao momento, a estação meteorológica de Martim Longo volta a ser, no Algarve, aquela que regista a máxima mais alta da região com 40,1 graus centígrados, num fim-de-semana escaldante que antecipa uma semana que será apenas ligeiramente mais fresca, já que as temperaturas prometem continuar a dar que falar  nos próximos dias.

Facebook Comments

Comentários no Facebook