Algarve (in)Temporal regressa a Tunes

Algarve (in)Temporal regressa a Tunes

1160
PARTILHE
244 Algarve (in)Temporal regressa a Tunes
Próxima sessão em Tunes acontece a 23 de Junho

O ciclo ‘Algarve (in)Temporal: ciclo de divulgação artística da Música, Literatura, Gastronomia e Património’ regressa a Tunes, numa iniciativa promovida pela Câmara de Silves.

Afonso Dias e a Confraria dos Gastrónomos do Algarve são os convidados do evento integrado num ciclo que procura trazer a cada sessão uma combinação de música, literatura, gastronomia e património, promovendo autênticas viagens no tempo ao sabor do imaginário, tradições e identidade.

Algarve (in)Temporal aposta na vitalidade, qualidade, originalidade e diferenciação, no que concerne à programação cultural, bem como na pluralidade e diversificação de formatos, conteúdos, abordagens, públicos-alvo e áreas geográficas. O ciclo pretende dar a conhecer as práticas artísticas da região em momentos de animação  que permitam despertar a curiosidade dos participantes.

A próxima sessão em Tunes tem lugar no edifício da antiga Junta de Freguesia e acontece no dia 23 de Junho, a partir das 21.30 horas, com entrada livre.

Para mais informações pode contactar o sector de cultura da Câmara de Silves, através do telefone 282 440 800 ou do e-mail: cultura@cm-silves.pt.

Afonso Dias é músico, cantor, poeta e actor

Como músico, Afonso Dias foi um dos fundadores do GAC – Grupo de Acção Cultural, com o qual fez dezenas de apresentações e editou vários discos. Ao longo da sua carreira, já participou em espectáculos com artistas como José Afonso, Sérgio Godinho, Francisco Fanhais, Manuel Freire ou Pedro Barroso.

No teatro, frequentou acções de formação com Costa Ferreira, Carmen Dolores e Rogério Paulo. Fundou, em 1999, a Trupe Barlaventina – Jograis do Algarve, com a qual realizou inúmeros espectáculos e gravações de estúdio. Já trabalhou como encenador e actor, e colabora desde 2003 com a ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve).

Colaborou também com a Direcção Regional de Educação do Algarve, entre 2001 e 2013, nos projectos de promoção de poesia nas escolas ‘Ao sabor da poesia’ e ‘A Poesia está na Escola’. Realizou centenas de sessões para mais de 85 mil alunos. Nos últimos anos tem feito trabalhos semelhantes em Loulé.

Confraria dos Gastrónomos do Algarve pretende promover a gastronomia tradicional algarvia

A Confraria dos Gastrónomos do Algarve é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito regional, que tem como principais objectivos a promoção da gastronomia tradicional e típica algarvia; a investigação do património gastronómico algarvio: recolha de receituário, arte e técnica da cozinha tradicional, evolução da gastronomia algarvia; o reconhecimento dos cozinheiros tradicionais algarvios; a pesquisa de locais, casas senhoriais, etc., onde se pratica ou praticava a cozinha de antanho; a relação: arte popular/artesanato/gastronomia; e a elaboração de uma Carta Gastronómica Algarvia.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook