BTT urbano traz centenas de pessoas a Tavira

BTT urbano traz centenas de pessoas a Tavira

772
PARTILHE
- Pub -

A zona histórica da cidade de Tavira recebeu a quinta edição do Tavira Bike Race, onde participaram mais de 240 atletas nacionais e internacionais.

De acordo com a organização, houve um decréscimo em relação ao número de atletas que participaram no ano anterior. “Já existem mais provas do género e as pessoas distribuem-se um pouco mais pelos vários eventos. Para além disso, hoje (17 de Junho) houve também uma prova do campeonato nacional de maratonas de BTT e muitas pessoas que queriam estar aqui presentes tiveram esse compromisso”.

O Tavira Bike Race é uma iniciativa do Clube Bike Team de Tavira, organizada desde 2013, que tem como principal objectivo fomentar a prática desportiva e de lazer associada à bicicleta, e em especial o BTT. A prova de BTT urbano vai já na sua quinta edição e “mantém-se mais ou menos dentro do mesmo espírito”.

Evento promove o centro histórico da cidade de Tavira
227 Tavira Bike Race (18)
Prova começou por ser uma brincadeira

Fernando Viegas, da organização, disse ao POSTAL que “nós tínhamos fundado o clube nesse ano e a prova começou por ser uma brincadeira mas depois foi-se transformando em algo mais sério. No primeiro ano, o número de participantes não chegou a 200 atletas e no segundo ano tivemos mais de 300 participantes. Agora esse número tem vindo a decrescer um pouco mas também está relacionado com a maior oferta em provas deste género. Como são provas onde as pessoas têm de se inscrever e pagar, acabam por se dividir um pouco”.

- Pub -

A prova desenvolve-se nas principais ruas da cidade, no centro histórico, aproveitando os declives da cidade para proporcionar mais alguma adrenalina. O parque de skate foi a zona onde se praticou o “puro BTT”, em terra batida, sendo que algumas zonas foram criadas especificamente com o intuito de proporcionar um espectáculo maior aos atletas e aos espectadores. Além do skate-park, as zonas espectáculo localizaram-se também na Bela-Fria e no terreno próximo do Jardim da Alagoa/Igreja de São Paulo.

O público vibrou e apoiou todos os atletas que durante duas horas percorreram o circuito fechado. A organização não consegue contabilizar ao certo o número de pessoas que assistem ao evento mas sabe que muita gente faz questão de estar presente. “O percurso tem cerca de seis quilómetros e meio e, ao longo de praticamente todo percurso, existem espectadores, verificando-se mais gente dentro da cidade. Junta-se sempre uma moldura humana muito interessante”.

Prova de BTT urbano é cada vez mais internacional
227 Tavira Bike Race (14)
Evento contou com a parceira do Município de Tavira e da União das Freguesias de Tavira

O evento é cada vez mais internacional e conta com público e participantes de várias nacionalidades. Como a organização disse ao POSTAL, “temos muitos participantes espanhóis e isso cria um ambiente muito interessante. Já tivemos também participantes de outras nacionalidades como ingleses ou franceses, e existem muitas pessoas que vêm cá de férias, ficam a saber da prova e aproveitam para participar. Trazem as bicicletas e vêm participar”.

O evento contou com a parceira do Município de Tavira e da União das Freguesias de Tavira, assim como o patrocínio de várias empresas e marcas que todos os anos se associam ao evento. O POSTAL é o media-partner ao nível da imprensa escrita e digital.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

- Pub -