Jovens diabéticos vão ao Zoomarine aprender estilos de vida saudável

Jovens diabéticos vão ao Zoomarine aprender estilos de vida saudável

1163
PARTILHE
Acção destina-se a crianças até aos 15 anos que sejam diabéticas (Foto de arquivo)

A equipa multidisciplinar que coordena a Consulta de Diabetes Juvenil da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vão realizar no próximo sábado, 24 de Junho, no Parque Temático Zoomarine localizado na Guia, em Albufeira, uma actividade lúdico-educativa destinada a crianças até aos 15 anos que sejam diabéticas.

Esta iniciativa visa sensibilizar os mais novos para a importância da adopção de um estilo de vida saudável, educando-os no sentido das atitudes mais correctas que devem seguir e que contribuem para o controlo da Diabetes, permitindo-lhes, numa situação de vida normal e exigente que caracteriza esta faixa etária, dispensar o gasto de energia de uma forma saudável.

Segundo os últimos dados relativos ao ano 2015 sobre a prevalência da Diabetes na população infanto-juvenil portuguesa, estima-se que a doença atinja 3.327 crianças e jovens no grupo etário dos 0 aos 19 anos (0,16% da população deste grupo) e que, nesse ano, tenham surgido 233 novos casos da doença.

A Diabetes, pelo seu carácter pandémico, tomou proporções que obrigam a reflectir sobre a doença com redobrada atenção. Embora a Diabetes tipo 2 esteja associada a hábitos menos saudáveis, a Diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, principalmente contraída em idade juvenil e sem qualquer responsabilidade por parte do próprio. A Diabetes tipo 1 obriga a que, de forma externa, se possa igualar a fisiologia e replicar o equilíbrio constante do corpo entre os açúcares ingeridos e a utilização desses açúcares pelas células, através da acção da insulina, tendo em conta o gasto de energia que se tem ao efectuar qualquer tipo de exercício.

Trata-se de uma iniciativa que conta com a colaboração da DIABENTEJO – Associação dos Diabéticos Alentejanos e com o apoio do ABBOTT, da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e da Câmara de Ferreira do Alentejo.

Facebook Comments

Comentários no Facebook