Passeios Culturais Nocturnos mostram Portimão à luz das estrelas

Passeios Culturais Nocturnos mostram Portimão à luz das estrelas

993
PARTILHE
- Pub -
Passeios Culturais Noturnos3
São promovidos quatro passeios culturais nocturnos

Portimão é um concelho rico em história e cultura, representado através das várias estruturas e edifícios históricos que se encontram espalhados por uma área que vai desde a cidade de Portimão até à vila de Alvor.

Nas noites de Verão, a Câmara de Portimão desafia residentes e turistas a descobrir locais de interesse cultural de Alvor e Portimão à luz das estrelas. No total são promovidos quatro passeios culturais nocturnos, dois à descoberta do património islâmico de Alvor e dois pelo centro histórico de Portimão.

Há um concelho que todos conhecem e um outro que só se deixa desvendar por quem entra porta dentro, disposto a deixar-se interpelar pela beleza de cada monumento, sítio arqueológico, igreja ou museu. É este Portimão que se convida a conhecer através dos passeios culturais nocturnos onde a Câmara convida a “mergulhar nos séculos para ouvir as histórias que o património cultural tem para contar”.

Passeios Culturais Noturnos1
Passeios conjugam temperaturas do Verão com o acréscimo de turistas da época

Os passeios culturais conjugam as temperaturas amenas do Verão com o acréscimo de turistas da época, proporcionando aos locais e aos visitantes experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho.

Construções com mil anos mostram herança islâmica de Alvor
- Pub -

Na vila piscatória de Alvor são promovidos dois passeios, a 14 de Julho e 11 de Agosto. Na vila de Alvor dá-se a conhecer a herança islâmica, onde figuram construções com cerca de mil anos. A vila possui três edifícios de planta centralizada, actualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica.

Aqui vão visitar o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e o edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil. O ponto de encontro para as visitas é o Morabito de São Pedro, situado perto do cemitério de Alvor, às 21 horas.

Portimão mostra a riqueza cultural da baixa da cidade
Passeios Culturais Noturnos2
Câmara convida a ouvir as histórias que o património cultural tem para contar

Nos dias 28 de Julho e 18 de Agosto, é Portimão que mostra as riquezas culturais da baixa cidade, num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade. O passeio tem início às 21 horas, com ponto de encontro no coreto, situado na Praça Manuel Teixeira Gomes.

Guiados pela equipa do gabinete do património da autarquia, os participantes são convidados a percorrer o trajecto entre a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1º de Dezembro, a Igreja Matriz, a Alameda da República e o Largo 1º de Maio.

As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser realizadas previamente até um dia antes dos respectivos passeios, através do e-mail: gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt ou por telefone, através dos números: 282 470 799 ou 282 480 488.

Passeios Culturais Noturnos-min
Inscrições são gratuitas e limitadas

Os Passeios Culturais Nocturnos são organizados pela Câmara de Portimão e têm o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, da Junta de Freguesia de Alvor, do ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) e da Santa Casa da Misericórdia de Alvor.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

- Pub -