Vítor Neto é o novo presidente do Conselho Geral da UAlg

Vítor Neto é o novo presidente do Conselho Geral da UAlg

288
PARTILHE
- Pub -
Neto010
Novo presidente já foi membro do anterior Conselho Geral

Vítor Neto foi eleito o novo presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve (UAlg), substituindo Luís Magalhães. O novo presidente já foi membro do anterior Conselho Geral e realçou por isso o seu conhecimento e experiência no que diz respeito ao funcionamento das universidades e das preocupações dos alunos, funcionários e professores

Nas primeiras declarações públicas, Vítor Neto destaca “o papel muito importante que a Academia desenvolve na região mas que pode ainda ser maior no relacionamento com toda a estrutura económica e social do Algarve”. O presidente afirmou ainda que “neste novo desafio procurarei atrair para a UAlg outras forças económicas e sociais da região que ajudem a valorizar o nosso trabalho”.

A 19 de Junho, o novo Conselho Geral deu posse aos membros externos cooptados, seguindo-se a eleição do novo presidente do órgão, porque é da competência do Conselho Geral a eleição do seu presidente, de entre as dez personalidades externas.

Membros do Conselho Geral são independentes no exercício das suas funções

O Conselho Geral da UAlg é composto por 35 membros que se distribuem da seguinte forma: 18 representantes dos professores e investigadores, seis representantes dos estudantes, um representante dos funcionários não docentes, e dez personalidades externas, de reconhecido mérito, não pertencentes à UAlg, com conhecimentos e experiência relevantes para a Academia.

CG_2017001
Compete ao Conselho Geral definir a estratégia de desenvolvimento da instituição

Assim, além de Vítor Neto fazem parte da nova composição do Conselho Geral os seguintes membros independentes no exercício das suas funções: Ana Jacinto da Silva (vogal da Comissão Executiva do Programa Operacional Temático Capital Humano, Portugal 2020); Filipe Branco da Silva Santos (professor catedrático, director do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa); Henrique Rodrigues (presidente da Autoridade Nacional do Medicamento); Humberto Teixeira da Conceição (empresário, Grupo Hubel); João Goulão (director-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – SICAD), José Felizardo (CEO do CEIIA-Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel), Luís Ferrinho (CEO Omnibees e Grupo Visualforma), Paulo Dentinho (director de informação, RTP) e Maria Espassandim (psicóloga, Direcção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses).

- Pub -

Compete ao Conselho Geral definir a estratégia de desenvolvimento da instituição e a decisão sobre todos os aspectos decisivos relacionados com a gestão da Universidade, nomeadamente a eleição do Reitor.

Vítor Neto é um dos maiores especialistas portugueses em Turismo

Natural de S. Bartolomeu de Messines, Vítor Neto é um dos maiores especialistas portugueses em Turismo. Foi secretário de Estado do Turismo nos XIII e XIV Governos, entre Novembro de 1997 e Abril de 2002, e sucessivamente deputado à Assembleia da República.

É empresário e gestor, presidente do grupo empresarial ‘Teófilo Fontainhas Neto’, com actividades nas áreas da agroindústria (exportação), distribuição, turismo e imobiliária. É também presidente da Associação Empresarial do Algarve, vice-presidente da AIP, membro da Direcção da CIP-CEP (Confederação Empresarial de Portugal), e presidente da Comissão organizadora da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa).

Colabora com várias instituições na área do turismo e com a OMT (Organização Mundial de Turismo) tendo sido membro do seu Conselho Estratégico, de 2001 a 2008.

É cônsul honorário de Itália, no Algarve, e em 2005, foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Ordem do Infante D. Henrique, Grau Grande Oficial. Em 2016 voltou a ser condecorado, desta vez pela Região de Turismo do Algarve, com uma das Medalhas do Turismo.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)