Arte Doce volta a Lagos com as ‘Flores e Plantas do Algarve’

Arte Doce volta a Lagos com as ‘Flores e Plantas do Algarve’

1150
PARTILHE
ana moura
Feira abre no dia 28 de Julho com a actuação de Ana Moura

A Feira Concurso Arte Doce volta a Lagos no último fim-de-semana do mês, de 28 a 30 de Julho, para comemorar a sua trigésima edição, este ano dedicada ao tema “Flores e Plantas do Algarve”, escolhido pela própria presidente da Câmara de Lagos, Maria Joaquina Matos.

A feira surgiu em 1987, sempre por iniciativa da Câmara, e por isso “é um projecto municipal que tem como objectivo revitalizar e recuperar a tradição do doce”.

Ao POSTAL, Maria Joaquina Matos relembra que “desde há muitos anos que as mulheres começaram a aproveitar os ingredientes típicos da região para confeccionar diferentes tipos de doces”. A Arte Doce tem mantido a tradição e, “à medida que o tempo vai passando, a doçaria tradicional é cada vez mais valorizada”.

Apesar da oferta de doces ser bastante diversificada, a amêndoa, o figo e a alfarroba são os três ingredientes em destaque no evento. Os três produtos típicos algarvios vão a concurso, colocando à prova a imaginação dos 24 participantes desta edição especial do evento, que assinala as trinta edições da mais antiga feira do género na região algarvia.

Cartaz musical volta a apostar nos artistas nacionais

Além da doçaria tradicional, a organização aposta forte no cartaz musical, mas “sempre com música portuguesa e destacando sempre os grandes artistas nacionais”. Ana Moura (28 de Julho), Dengaz (29 de Julho) e Ala dos Namorados (30 de Julho) dão música aos lacobrigenses e completam o certame.

A Arte Doce promove a valorização das características do doce tradicional e tem na componente visual um dos seus maiores atractivos. À doçaria juntam-se outros ingredientes típicos, como os produtos regionais; o artesanato; a exposição de vestidos de chita, feitos pelos alunos de Artes Decorativas do Centro de Estudos do CEL; ou a exposição “Plantas e Usos Medicinais Populares”, da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

dengaz
Dengaz sobe ao palco no dia 28 de Julho

As habituais tasquinhas com os tradicionais petiscos algarvios e a animação musical durante todos os dias da feira também estão em destaque.

Com entrada gratuita, o evento organizado pela Câmara de Lagos, com o apoio das Juntas de Freguesia do município, da empresa municipal Lagos em Forma e de alguns restaurantes do concelho, decorre mais uma vez no Complexo Desportivo Municipal, entre as 18 e as 24 horas.

A presidente da Câmara de Lagos convida a visitar a Feira Concurso Arte Doce, um evento que representa “a autenticidade da região algarvia aplicada à gastronomia”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook