Associação Internacional de Paremiologia dedica provérbio de Julho a São Tiago

Associação Internacional de Paremiologia dedica provérbio de Julho a São Tiago

725
PARTILHE
proverbios2
A ‘Arca dos Provérbios’ pretende ser um repositório e um espaço de divulgação da memória colectiva

“Pelo São Tiago cada gota de água vale um cruzado” ou “Pelo São Tiago cada pingo vale um cruzado” é o provérbio que a Associação Internacional de Paremiologia-AIP-IAP/Clube UNESCO dedica ao mês de Julho.

A escolha de um provérbio pra cada mês do ano é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o Arquivo Municipal de Tavira e a Associação Internacional de Paremiologia.

Assim, a “Arca dos Provérbios” pretende ser um repositório e um espaço de divulgação desta memória colectiva, uma cultura transmitida de geração em geração, muito por via oral, mas também pela escrita.

Conforme explica a Associação Internacional de Paremiologia, “o dia de São Tiago comemora-se a 25 de Julho. É do senso comum que a precipitação durante o mês de Julho é escassa. Por isso, se alguma precipitação (chuva) se faz sentir nesta época estival, é considerada uma bênção dos céus como diz o povo, pois é absorvida pelas plantas como um precioso contributo para a melhoria do seu estado fisiológico”.

- Pub -

Em síntese, quer dizer que “apesar de pouca abundância nesta época do ano a chuva é uma dádiva que vale ouro na natureza. Devemos cada vez mais, melhor compreender e observar os ciclos naturais que se desenvolvem ao longo do ano e os seus fenómenos que simplesmente podem acontecer (em situações anómalas ou não) ligando por isso, o conhecimento científico ao conhecimento empírico que os anciãos e/ou anciãs nos transmitem”, conclui a AIP.

Recorde-se que os provérbios são frases que reflectem a experiência humana acumulada e que transmitem ensinamentos pedagógicos sobre a vivência terrena, sendo por isso proferidos ao longo dos tempos em situações quotidianas. Ancestrais ou mais recentes, os provérbios com as suas variantes fazem parte da chamada sabedoria popular, um património comum legado pelos nossos antepassados.

Facebook Comments

Comentários no Facebook