Freguesia de Santiago distingue seis personalidades

Freguesia de Santiago distingue seis personalidades

2481
PARTILHE

A Freguesia de Santiago distinguiu seis personalidades locais que se destacaram nas mais diversas áreas e que seguiram percursos bastantes distintos, seleccionadas em reunião de executivo da Junta de Freguesia, presidida por José Mateus.

No Dia de Santiago, Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, reconhece que os cidadãos distinguidos são uma referência na freguesia e realça a importância destas distinções, elegidas segundo um “critério diverso e do mais actual possível”.

Os diplomas e as placas de reconhecimento foram entregues a: Beatriz Mendes Viegas, Érica Leonor Porto, Maria Amélia Esteves Salgueiro Cruz Silva, Sebastião Amaro das Dores Palma (‘Marinho Garrocho’), Tomás António Serrano Luís e Vítor Osvaldo Nunes Correia.

Beatriz Mendes Viegas
Dia de Santiago (3)
Beatriz Viegas recebe distinção de Vítor Gonçalves, secretário do executivo da Junta de Freguesia

Beatriz Viegas iniciou a sua prática desportiva no Tavira Natação Clube, em 2006, integrando as classes de adaptação ao meio aquático (Escola de Natação). Em 2008 passa para as equipas de competição do clube e inicia a sua carreira como nadadora federada, na Piscina Municipal de Portimão.

- Pub -

A nível nacional a estreia acontece num campeonato nacional por equipas, em Campo Maior, e no seu primeiro torneio zonal, em Santo António dos Cavaleiros, obtém o 6º lugar, a nível zonal, na prova de 100 metros livres. Ainda em infantis, consegue o 3º lugar no torneio zonal 100 metros livres e o 7º lugar a nível nacional.

No escalão juvenil, inicia-se nas provas de 50 metros livres, onde alcança o primeiro título nacional e é vice-campeã nacional dos 100 metros livres. Na mesma época desportiva, ao serviço da selecção regional, vence os 50 metros livres no torneio interassociações e obtém o primeiro recorde nacional em piscina curta.

No primeiro ano de júnior, é chamada aos treinos da selecção nacional e obtém três recordes nacionais. A nadadora conta com duas internacionalizações pela selecção portuguesa, sendo uma delas nos campeonatos da europa, realizados em Julho, em Israel. Por equipas, detém no seu currículo a subida da equipa feminina do clube, da 4ª até à 1ª divisão, um título de campeã nacional da 2ª divisão, um 4º lugar, na presente época, na 1ª divisão e quatro títulos de campeã regional seguidos.

Érica Leonor Porto
Dia de Santiago (5)
Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia, Ana Serafim, entrega a distinção a Érica Porto

Érica começou a velejar com cerca de seis anos de idade. Em 2016 conseguiu com um 1º lugar no Nacional Infantis Feminino, o 1º lugar no Campeonato do Algarve Infantis Feminino e o 2º Lugar no Campeonato do Algarve Infantis Absoluto.

Apesar de ser infantil, consegue o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional de Juvenis e, este ano sagra-se campeã regional de infantis absoluto e 1º Lugar Feminino. Em Setembro, vai estar presente no Campeonato Nacional de Infantis, a realizar-se na Madeira, onde tenta revalidar o título da época anterior.

Maria Amélia Esteves Salgueiro Cruz Silva
Dia de Santiago (8)
Presidente da Junta de Freguesia, José Mateus, entrega distinção a Maria Amélia Silva

Maria Silva encontrava frequentemente animais abandonados a vaguear pelos terrenos, em completo estado de sofrimento, e outros estavam acorrentados, cheios de parasitas, magros, doentes e sem o mínimo de condições de sobrevivência.

Maria Amélia sentiu que tinha que fazer algo para combater o sofrimento dos animais e, em 2010, colaborou com a Associação 3At (1ª Associação de Protecção aos animais em Tavira). Fez várias adopções de animais, colaborou na organização de eventos e em 2011 fez parte do grupo que colaborou no Canil Municipal de Tavira, na limpeza, alimentação dos animais e promoção das adopções. Em 2015, colaborou com a Associação ‘Adota’ nas campanhas de recolha de alimentos, feiras, jantares solidários e tratamento de animais de rua.

Hoje em dia trata de vários cães e gatos (Asseca, 4 águas e Sinagoga) e, em 2017, com um grupo de amigas e protectoras dos animais e da natureza, fundou a associação ‘Nine27 – Protecção de Animais e Natureza’, em Tavira.

Sebastião Amaro das Dores Palma
Dia de Santiago (10)
Sebastião Palma recebe distinção de Eusébio Pereira, vogal do executivo da Junta de Freguesia

Sebastião Amaro, conhecido em Tavira por ‘Marinho Garrocho’, teve sempre uma enorme paixão pelo desporto, em especial por futebol, sendo adepto e sócio do Benfica há mais de 50 anos, com reconhecimento e atribuição da águia de prata.

Em Tavira, na qualidade de tesoureiro, pertenceu ao Clube Desportivo Tavirense, que tomou posse no dia seguinte à Revolução de Abril e onde permaneceu durante um mandato de dois anos.

Em 1976 formou os Leões de Tavira, um grupo de jogadores não federados que se juntavam para jogar futebol. A primeira sede dos Leões foi a loja do ‘Marinho’, na Rua João Vaz Corte Real, e por lá permaneceu por cerca de 17 anos. No dia 10 Junho de 1985 o Sr. Mário entregou de vez a sua pasta a outro conterrâneo que o substituiu, por entender simplesmente que estava na altura certa para o fazer.

Tomás António Serrano Luís
Dia de Santiago (12)
Mãe de Tomás Luis recebe distinção em representação do filho

Tomás é natural de Tavira e estuda na Escola D. Manuel I. Iniciou-se no ténis com apenas cinco anos, por influência do irmão. Aos sete anos começou a competir e no seu 1º ano de sub 16, sagrou-se vencedor (singulares) nos seguintes torneios nacionais de categoria B: Torneio Wilson – Vilamoura, Belas CUP – Belas e ATLEI – 2017 – Leiria. Nos torneios nacionais de categoria C, sagrou-se vencedor (singulares) em: Torneio Bom petisco – Vila Real Santo António e Torneio Juvenil de Faro – Faro. No que confere aos campeonatos regionais (singulares e pares), é vice-campeão regional absoluto, campeão de pares masculinos, campeão de pares mistos e campeão de equipas seniores da 3ª Divisão.

Aos dez anos participa nas Jornadas Nacionais de Detecção de Talentos no Jamor e alcança o 4º lugar. Foi vice-campeão regional dois anos consecutivos, com 11 e 12 anos. Em Junho de 2015 inicia os treinos no Clube Ténis Tavira e em Setembro começa a competir em torneios fora do Algarve, a nível nacional, tendo alcançado resultados notáveis: finalista em Évora (Categoria B), vencedor em Pombal (Categoria B) e vencedor em Coimbra (Categoria A).

As vitórias alcançadas dão-lhe destaque para, em Janeiro de 2016, ser convocado para representar a Selecção Nacional de Ténis na ‘Winter Cup’, em Itália, onde vence todos os jogos onde participou. Sucedem-se um conjunto de provas internacionais e nacionais tendo sido, o Campeonato Nacional em Julho de 2016, o culminar desta ascendente caminhada. É campeão nacional em singulares, campeão nacional de pares mistos e campeão regional do Algarve em singulares, pares masculinos e pares mistos.

Vítor Osvaldo Nunes Correia
Dia de Santiago (15)
Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, entrega distinção a Vítor Correia

Vítor Correia frequentou o ensino em Tavira até 1992, altura em que é admitido na Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Évora. Terminado o curso, é convidado, como actor profissional, a integrar o Centro Dramático de Évora (Cendrev),onde trabalha em várias peças levadas a cena pela companhia e passa por várias companhias teatrais do país como actor residente.

Em Tavira, funda em 2006, a Armação do Artista – Associação Artístico-Cultural e Desportiva, onde dá formação teatral, representa e encena trabalhos para o público em geral e público infanto-juvenil.

Em televisão, integra elencos de várias séries e telenovelas: ‘Conta-me como foi’, ‘Equador’, ‘Inspector Max’, ‘Mulheres’, ‘Saber Amar’, ‘Morangos com Açúcar’ e muito mais.

No cinema trabalha com realizadores como António Duarte, Rui Carvalheira, António Abrenu, Nelson Rodrigues, Hélder Marques, Joaquim Sapinho, Margarida Gil, Manuel Mozos, Jorge Paixão da Costa e Leonel Viera, entre outros.

Em 2015 é nomeado para melhor actor a nível nacional, com a interpretação em ‘Longe do Éden’, de Carlos Amaral.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook