Gatil de Intervenção Comunitária vence concurso ‘Ideias para Mudar o Mundo’

Gatil de Intervenção Comunitária vence concurso ‘Ideias para Mudar o Mundo’

744
PARTILHE
Gatil Vila do Bispo
Turma propõe-se a construir gatis numa intervenção que passa pela união de esforços de várias entidades

O projecto do Gatil de Intervenção Comunitária, da turma do 5º B (ano lectivo de 2016/2017), da Escola EB 2/3 de São Vicente de Vila do Bispo, obteve o 1º lugar a nível nacional no concurso ‘Ideias para Mudar o Mundo’, sendo considerada a ideia que melhor respondia ao desafio proposto.

A turma, constituída na sua maioria por alunos de Sagres, propõe-se a construir gatis para gatos abandonados, cuja intervenção passa pela união de esforços de várias entidades como a Câmara de Vila do Bispo, o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, a Escola de 1º ciclo, o Jardim-de-Infância, as famílias e a comunidade piscatória.

O concurso é uma iniciativa conjunta da National Geographic, da Revista National Geographic Júnior e da SPEdH – Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária, responsável pela implementação em Portugal do Programa Internacional Roots & Shoots, do Instituto Jane Goodall.

Concurso coloca alunos a observar a comunidade que os rodeia

A iniciativa lançada a todos os alunos do 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos de escolaridade) de Portugal Continental e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, pretende que os alunos observem a comunidade que os rodeia sob três aspetos: ambiente, pessoas e animais, com o objectivo de identificar aspectos que gostassem de melhorar ou mudar, sob a forma de uma ideia para melhorar o mundo.

Como vencedores do concurso, os alunos ganham uma assinatura mensal da revista e uma ida ao Teatro Tivoli BBVA e ao Jardim Zoológico. A turma recebeu ainda a visita de técnicos da National Geographic, que realizaram um Workshop sobre Jane Goodall e o seu programa Roots & Shoots, e fizeram o registo do projecto através de reportagem fotográfica e filme.

Gatil Vila do Bispo1
Clique na imagem para ver o vídeo
Professor Paulo Redondo coordenou o projecto

No evento onde conheceram a famosa primatologista e defensora da vida animal, Jane Goodall, os alunos do 5º B foram os únicos representantes das escolas públicas, algo que foi enaltecido pela organização.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo apoiou o projecto ao disponibilizar o transporte dos alunos para a viagem a Lisboa, onde receberam o prémio, no palco do Tivoli BBVA, no dia 26 de Maio, durante o National Geographic Summit.

Nesse mesmo dia, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Zoológico de Lisboa, onde participaram num workshop com os tratadores dos primatas. Um dia inesquecível para os alunos que foram acompanhados pelo professor Paulo Redondo, coordenador do projecto.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook