Inauguração das obras no Aeroporto de Faro traz primeiro-ministro ao Algarve

Inauguração das obras no Aeroporto de Faro traz primeiro-ministro ao Algarve

3797
PARTILHE
IMG_4818
Nova aerogare pode operar até 12 milhões de passageiros por ano

A inauguração das obras que reformularam por completo a aerogare do Aeroporto de Faro decorre na próxima segunda-feira, numa sessão que contará com a presença do primeiro-ministro.

Ao POSTAL inicialmente foi indicada a presença do Presidente da República, o que não se verificará, consultada a agenda da Presidência da República disponibilizada hoje no sítio oficial da Presidência.

A inauguração do investimento de mais de 35 milhões de euros que reformulou e ampliou o aeroporto internacional, a principal porta de entrada do turismo regional, decorrerá durante segunda-feira de manhã.

Entretanto todas as chegadas de passageiros ao aeroporto – excepção feita aos passageiros da Jet2 – estão já a operar no interior da nova aerogare, pelo que a situação de acolhimento dos passageiros numa tenda improvisada no exterior, existente desde há vários meses, já não se verifica e a operação aeroportuária de chegadas está quase integralmente normalizada.

Obras eram para estar concluídas em Março
marcelo
Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração apurou o POSTAL
- Pub -

As obras inicialmente previstas para terminarem em Março deste ano (como o POSTAL noticiou) foram adiadas quanto ao seu termo para “Junho ou Julho”, “antes do Verão”, pelo ministro das Infraestruturas em declarações proferidas em Janeiro.

O Governo cumpre assim a segunda data de abertura do ‘novo’ aeroporto e a situação de caos que se viveu naquela estrutura fundamental deixará de se verificar.

O Governo de António Costa logra assim cumprir uma promessa essencial para o turismo da região ao contrário do que fez com as obras na EN 125 que não conseguiu dar por concluídas.

Terminal pode acolher a procura crescente que atingiu em 2016 7,6 milhões de passageiros
psp aeroporto
Novo terminal pode acolher três mil passageiros por hora

O novo terminal tem capacidade para operar até 12 milhões de passageiros anualmente sendo que no passado ano o aeroporto bateu novamente recordes de operação atingindo 7.632.857 passageiros, número que constitui um crescimento de 18,5% em relação a 2015. O número de movimentos subiu 18,7% para os 53.427.

A capacidade de embarque e desembarque do terminal passa agora a ser de três mil pessoas por hora (2.400 anteriormente) e a aerogare cresceu para os 93.120 metros quadrados (81.200 anteriormente).

O terminal passa a poder dar resposta a 30 movimentos de aeronaves por hora, em vez dos 24 actuais, e a permitir o estacionamento de 30 a 37 aeronaves.

Foram ainda ampliadas e totalmente reformuladas as áreas de segurança e ainda todas as áreas comerciais do aeroporto. A nova área de Controlo de Segurança possibilita o incremento das actuais 11 para 17 linhas de processamento.

Nota de redacção: A informação inicial relativa à presença do Presidente da República neste evento – como havia sido informado o POSTAL – não se concretizará. Consultada a agenda da Presidência da república divulgada hoje a presença do chefe de Estado não terá lugar.

Facebook Comments

Comentários no Facebook