Jazz no Palácio traz a Tavira grandes nomes do panorama musical

Jazz no Palácio traz a Tavira grandes nomes do panorama musical

708
PARTILHE
- Pub -
Mario Laginha Trio
Pianista Mário Laginha gosta de navegar por mundos sonoros

Mário Laginha Trio, Salvador Sobral e Gabi Buarque animam as noites de Verão em Tavira, no âmbito da iniciativa ‘Jazz no Palácio’, que decorre de 20 a 22 de Julho, com concertos a partir das 22 horas.

O pianista Mário Laginha gosta de navegar por diversos mundos sonoros e para o confirmar basta espreitar os discos que gravou com a cantora Maria João, marcados pela linguagem do jazz mas com influências que passam pela música portuguesa e clássica até à pop anglo-saxónica ou aos tons brasileiros e africanos.

A 20 de Julho, Mário Laginha apresenta-se ao piano, no pátio do Palácio da Galeria, acompanhado de Bernardo Moreira, no contrabaixo, e Alexandre Frazão, na bateria, constituíndo o grupo ‘Mário Laginha Trio’.

Vencedor do Festival da Eurovisão actua em Tavira a 21 de Julho
Salvador Sobral
‘Excuse Me’ é o disco de estreia de Salvador Sobral

A recente vitória no Festival da Eurovisão da Canção 2017 com o tema ‘Amar pelos dois’ projectou Salvador Sobral para a admiração dos portugueses e para uma promissora carreira internacional. O cantor sobe ao palco no parque do Palácio da Galeria a 21 de Julho.

Quando viveu nos Estados Unidos e em Barcelona desenvolveu múltiplos projectos musicais, compôs e ao mesmo tempo criou performances à volta de Chet Baker, bebeu na bossa-nova e trouxe às canções sonoridades da américa latina. Ao controlo da voz, associa um magnetismo e simplicidade cativantes.

- Pub -

‘Excuse Me’, lançado em Março de 2016, é o disco de estreia do artista, que representa o universo de canções compostas pelo próprio, em colaboração com o compositor venezuelano Leonardo Aldrey.

Concerto de Gabi Buarque enquadra-se na digressão europeia da artista
Gabi Buarque
Gabi Buarque começou a cantar profissionalmente aos 17 anos

A brasileira Gabi Buarque, cantora, compositora e instrumentista, actua a 22 de Julho no pátio do Palácio da Galeria. Aos 17 anos começou a cantar profissionalmente, ao mesmo tempo que iniciava a faculdade de Desenho Industrial e o Curso Técnico de Canto Popular.

Desde que concluiu os cursos, Gabi Buarque vive da música, entre gravações, concertos e aulas de canto,“ um espelho do que ouço, vejo, sinto, penso e vivo”. Criou o espectáculo ‘Gabi Buarque canta Chico, versos de Fernando Pessoa’ e em 2011, lançou o álbum ‘Deixo-me acontecer’.

Em tournée internacional com o cd ‘Fiandeira’, o segundo trabalho da artista, a cantora já se apresentou em Tóquio, Saitama, Shin-Yurigaoka e Yokohama (Japão, 2016) e, neste momento, realiza uma digressão europeia, na qual se inclui a cidade de Tavira.

Os bilhetes para os espectáculos estão à venda na recepção dos Paços do Concelho e no stand da Câmara de Tavira, na Praça da República, sendo que os valores alteram conforme as noites de espectáculo: Mário Laginha Trio – 10 euros; Salvador Sobral – 15 euros; e Gabi Buarque – 5 euros.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)