Museu de Portimão recebe exposição de pintura ‘Agosto Azul’

Museu de Portimão recebe exposição de pintura ‘Agosto Azul’

1173
PARTILHE
Agosto Azul
Exposição fica patente no Museu de Portimão até 27 de Agosto

O Museu de Portimão recebe a exposição ‘Agosto Azul’, da pintora alemã Kerstin Wagner, com inauguração marcada para dia 5 de Agosto, às 18 horas.

A artista inspirou-se nas tonalidades e vibrações cromáticas do mar e da luz do Algarve, onde reside grande parte do ano. A exposição mostra claramente a influência e a utilização de três princípios opostos: movimento versus calma, caos versus harmonia e escuridão versus luz.

Através da cor, técnica e tintas acrílicas utilizadas, ressalta a forte intensidade e dinâmica visual das pinturas, mas também a vastidão, profundidade e harmonia dos ambientes marítimos, ao longo do dia, na diversidade dos azuis.

Exposição é uma homenagem a Manuel Teixeira Gomes
manuel teixeira gomes
Manuel Teixeira Gomes era um atento observador da paisagem algarvia

‘Agosto Azul’ é uma homenagem da artista ao portimonense Manuel Teixeira Gomes, um atento observador da paisagem algarvia, pela forma estética e de grande sensibilidade literária como, na sua obra, e em particular no seu livro ‘Agosto Azul’ de 1904, o antigo viajante, escritor e Presidente da República, descreve o mar e a costa algarvia.

Kerstin Wagner nasceu perto de Colónia/Alemanha e formou-se em Belas Artes em Bonn/Alfter, em 1989, em ‘Arte e Desenvolvimento Social’ pela Alanus Art Academia. É membro da Internacional Association of Art e da Algarve Artists Network (AAN) e desde 1987 participou em mais de 180 exposições, sobretudo na Europa e na Ásia. Em 2015 fez parte e expôs na primeira Artist Residency International em Goa, Índia, tendo sido convidada a expor no MOG – Museu de Goa, em 2016.

A exposição fica patente no Museu de Portimão de 5 a 27 de Agosto e pode ser visitada à terça-feira, das 19.30 às 23 horas, e de quarta-feira a domingo, das 15 às 23 horas. Aos sábados, das 15 às 19 horas, a entrada é gratuita.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook