Obras chegam à entrada de Faro junto ao Forum Algarve

Obras chegam à entrada de Faro junto ao Forum Algarve

2214
PARTILHE
pontes de marchil
A zona de semáforos de controlo de velocidade vai nascer junto à loja da Yamaha como se pode ver na infografia acima

Quatro meses depois da adjudicação avançam desde a passada semana no terreno as obras de requalificação da entrada de Faro entre a rotunda do Forum Algarve e a curva dos Comandos, uma empreitada de quase 600 mil euros que promete dar nova cara à entrada principal da cidade.

Depois de ter sido transferida a execução das obras do vencedor inicial do concurso para uma empresa em sua substituição – por incapacidade de execução do vencedor e evitando o recurso a novo procedimento concursal – a autarquia prevê que os trabalhos se prolonguem por 120 dias a contar de terça-feira da passada semana.

Com o visto do tribunal de contas as obras avançam no terreno e neste momento está a proceder-se à implantação do sistema de drenagem de águas pluviais no lado oeste da Avenida Gordinho Moreira e à definição da área de passeio a criar daquele lado da via que até ao momento não dispunha de sumidouros para a água da chuva.

Trabalhos no subsolo implicam condicionantes de trânsito

Apenas os trabalhos que têm de ser realizados ao nível do subsolo – águas pluviais e electricidade para os sistema de semáforos – implicarão algum condicionamento de tráfego.

Para já os trabalhos a decorrer implicaram a deslocação das vias de tráfego para o extremo este da via e mantém-se a capacidade de circulação em duas faixas de rodagem em ambos os sentidos, tendo mantido as faixas as dimensões de largura das existentes antes das obras.

Não são por isso previsíveis quaisquer interrupções de trânsito integrais, nem se espera que qualquer situação possa determinar a paragem das obras.

Pavimentação será realizada de noite para minorar transtornos ao trânsito

Ao POSTAL o autarca Rogério Bacalhau sublinha que “todos os trabalhos de raspagem do tapete betuminoso existente e de repavimentação da avenida serão realizados em período nocturno – das 22 às seis horas da manhã – permitindo que os utilizadores da estrada possam durante o dia circular sem transtorno de maior”.

Só após os trabalhos de instalação de condutas e cabos eléctricos e de pavimentação a obra, já com o piso regularizado e a sua utilização normalizada, regressará às laterais da via (nomeadamente passeios) e à instalação do conjunto semafórico de controlo de velocidade, tudo para garantir que a via estará plenamente transitável no mais curto espaço de tempo.

O POSTAL sabe que à data de fecho desta edição, dia 19, está a ser ultimado o reforço de sinalização das obras para o período em que decorre a concentração motard de Faro.

O que vai mudar na Avenida Dr. Gordinho Moreira

Nos trabalhos está prevista, para além da completa repavimentação de todo o tapete, entre a curva dos Comandos na zona das Pontes de Marchil e o posto de abastecimento da BP, a correcção do traçado de modo a conferir à via características de estrada urbana, numa tentativa de harmonizar a convivência entre as viaturas motorizadas e as pessoas.

Serão alvo de restauro os passeios na berma este e a criação de um corredor pedonal a oeste, para facilitar e dar segurança à circulação de peões.

Controlo de velocidade e passadeira de peões

No troço a intervencionar será colocada semaforização e uma passadeira de peões, que permitirá o atravessamento da via com mais segurança.

A passadeira surgirá junto às instalações da Yamaha nas Pontes de Marchil e será alvo de semaforização de controlo de velocidade (50 quilómetros hora), à semelhança do que já acontece na Avenida Calouste Gulbenkian.

Com esta medida, que confere verdadeiro cariz de arruamento urbano à zona, ganham os peões e a respectiva segurança.

O futuro quanto à rede viária e o acesso ao Montenegro

Com esta intervenção que agora se aproxima consegue-se a correcção do eixo da estrada, com as faixas de rodagem a deslocarem-se para o lado da loja da Staples (este), o que permitirá acertar o eixo da via com a futura construção de uma rotunda na “curva dos Comandos”.

Esta rotunda, prevista no Plano de Pormenor do Sítio da Má Vontade e Pontes de Marchil, permitirá posteriormente a ligação entre este local e a zona da Lejana de Baixo (traseiras do Forum Algarve) e mais a poente à Avenida 25 de Abril (lateral ao Continente na zona do Vale da Moreira), ao mesmo tempo que se reforçarão as acessibilidades ao Montenegro.

A construção da rotunda na “curva dos Comandos” não está incluída na obra agora lançada pela Câmara, tal como também não está a criação de um passadiço pedonal e ciclável de metal na ponte das Pontes de Marchil, do lado do hotel Ibis, um projecto que está em desenvolvimento pela autarquia.

Facebook Comments

Comentários no Facebook