Paderne está na final do concurso das 7 Maravilhas de Portugal (actualizado)

Paderne está na final do concurso das 7 Maravilhas de Portugal (actualizado)

1482
PARTILHE
Paderne (2)
Presidente de Albufeira considera esta vitória como um acto de amor para Paderne

A aldeia de Paderne foi apurada para a final do concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, numa gala televisiva transmitida em directo pela RTP através de Albufeira, a 16 de Julho.

Na gala onde foram apuradas as duas aldeias finalistas na categoria de ‘Aldeia Rural’, Sistelo (Arcos de Valdevez) foi a outra aldeia escolhida pelos portugueses, numa votação onde também estava a concurso a aldeia de Cachopo, em Tavira.

Estão ainda em concurso mais quatro aldeias algarvias: Ferragudo – Lagoa, na categoria de ‘Aldeias de Mar’ (23 de Julho); Alte – Loulé, na categoria de ‘Aldeias Autênticas’ (6 de Agosto); Estoi – Faro, na categoria de ‘Aldeias Monumento’ (13 de Agosto); e Bordeira – Aljezur, na categoria de ‘Aldeias em Áreas Protegidas’ (20 de Agosto).

As aldeias pré-finalistas foram divididas em sete categorias, seleccionadas por um painel de especialistas escolhido pela organização da iniciativa, formado por 21 elementos de cada uma das sete regiões e de diversas áreas científicas que escolheram as sete aldeias para cada categoria, por ordem de preferência.

Passagem de Paderne à final do concurso é importante para o sector turístico de Albufeira
Paderne (4)
Carlos Silva e Sousa afirma ser “uma honra” pertencer ao concelho de Albufeira
- Pub -

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira e promotor da iniciativa, considera esta vitória muito positiva para Paderne e para todo o concelho enquanto destino turístico.

Carlos Silva e Sousa realçou a importância da passagem de Paderne à final do concurso, tanto para Albufeira como para a aldeia de Paderne  “os efeitos são completamente positivos e de grande impacto para milhões de portugueses, com a transmissão na RTP e RTP Internacional. Albufeira, durante o dia, e Paderne, na parte da noite, tiveram a honra e o destaque de ter aqui transmissão televisiva, o que por si só já é uma vitória positiva, no que diz respeito à divulgação do nosso destino turístico, para todo o ano, com um enfoque na natureza, no património, mas muito em especial, nas pessoas e na cultura, o que nos enriquece a todos”.

O presidente de Albufeira afirmou ainda que esta vitória tratou-se de “um acto de amor para Paderne, que a todos nós engrandece. Este é um grande concelho e é uma honra pertencer-lhe. Foi bonito ouvir- se ‘todos por Paderne’ e que assim continue a solidariedade entre nós”.

A competir com Paderne estiveram Alegrete (Portalegre), Cachopo, (Tavira), Casal de São Simão (Figueiró dos Vinhos), Faial (Santana/Madeira), Manhouce (São Pedro do Sul) e Sistelo (Arcos de Valdevez).

Ferragudo é a próxima aldeia algarvia a ir a votações

Ferragudo
Aldeia de Ferragudo (foto retirada do site http://7maravilhas.pt)

A votação decorre durante as sete Galas Especiais transmitidas pela RTP, aos domingos, após o Telejornal, que começaram a 9 de Julho e vão continuar até 20 de Agosto.

Em cada gala vai uma categoria diferente a votação, sendo Ferragudo a próxima aldeia algarvia a ir a votações, no dia 23 de Julho, juntamente com Azenhas do Mar (Sintra), Costa Nova (Ílhavo), Fajã dos Cubres (Calheta), Porto Covo (Sines), Porto Moniz (Porto Moniz) e Zambujeira do Mar (Odemira), na categoria de ‘Aldeias de Mar’.

A votação é feita exclusivamente através de chamada telefónica durante as galas, de valor acrescentado (60 cêntimos + IVA), sendo os números de votação disponibilizados no início de cada gala. Não há limites de votos em cada aldeia, ou seja, cada pessoa pode votar através do mesmo número as vezes que pretender.

A partir de 20 de Agosto são conhecidas as 14 aldeias finalistas apuradas que depois vão novamente a votação até ao dia 3 de Setembro, na Gala Final do concurso, onde são eleitas as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, apuradas pelo maior número de votos em cada categoria.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

- Pub -