São Brás integra projecto inovador de rastreio de cancro do cólon e...

São Brás integra projecto inovador de rastreio de cancro do cólon e reto

752
PARTILHE
Cancro do colon e reto
Iniciativa deve ser alargada a toda a região em 2018

O município de São Brás de Alportel integra o projecto-piloto de rastreio de cancro do cólon e reto, que vai arrancar em breve, na Unidade de Saúde de Cuidados na Comunidade de São Brás de Alportel e na Unidade de Saúde da Ria Formosa, no concelho de Faro.

Estima-se que 140 mil mulheres e homens, com idades compreendidas entre os 50 e os 75 anos, sejam convocados a participar nos rastreios, sendo que a iniciativa deve ser alargada a toda a região a partir de 2018. A detecção precoce de lesões está relacionada com uma maior taxa de eficácia de tratamento do cancro do cólon e do reto.

Secretário de estado esteve na apresentação do projecto

Vítor Guerreiro, presidente do conselho da comunidade do ACES Central referiu que “o facto do projecto pioneiro na região avançar em São Brás de Alportel é para nós um motivo de orgulho, é mais uma conquista rumo à prevenção e qualidade de vida dos são-brasenses. Deixo aqui o meu apelo à participação de todos os munícipes convocados para o rastreio. Uma oportunidade para reduzir riscos e prolongar a nossa vida com mais saúde”.

O projecto foi apresentado ontem, 11 de Julho, no Laboratório Regional de Saúde Pública, Dr.ª Laura Ayres, na presença do secretário de estado adjunto e da saúde, Fernando Araújo.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook