São Brás investe na ampliação e renovação da habitação social

São Brás investe na ampliação e renovação da habitação social

595
PARTILHE

 

 

obras ampliacao habitacao social_julho_2017 (3)
Habitações do bairro social têm beneficiado de obras de ampliação e renovação

A Câmara de São Brás de Alportel considera que a “habitação é um eixo fundamental do trabalho social do município, centrado nas pessoas, e tem motivado o investimento na ampliação e na renovação do parque de habitação social”.

Assim, a par do contínuo trabalho que é realizado pelos serviços da autarquia são-brasense na manutenção regular dos 50 fogos de habitação social do município, o Município leva a cabo obras de maior envergadura, num investimento que supera os 50 mil euros.

Uma parte substantiva deste investimento prende-se com obras de beneficiação geral em seis habitações do bairro social, adjudicadas a empresa locais; uma nova fase de pinturas das habitações camarárias do bairro realizada recentemente e uma nova empreitada de substituição das janelas no bairro social.

A autarquia pretende alargar o seu parque de habitação social e, neste sentido, assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel. Um acordo que permite ao município criar novos fogos de habitação social através da adaptação de imóveis devolutos da Santa Casa. Desde a formalização do acordo, já foi estabelecido o primeiro contrato de comodato, que tem por objecto a cedência de uma habitação, cuja obra de adaptação já está em curso, integrada neste conjunto de investimentos.

obras ampliacao habitacao social_julho_2017 (12)
Autarquia quer alargar o seu parque de habitação social

Ao abrigo de uma parceria com a Junta de Freguesia, a autarquia apoia também a concretização de obras de melhorias no Bairro Graça a Deus, propriedade da Junta de Freguesia.

Autarquia apoia famílias que precisam de ajuda para realizar aquelas obras

E em complemento a todo este trabalho, a Câmara de São Brás continua a desenvolver o programa “Mão Amiga” que apoia as famílias que não vivem em habitação social, mas que precisam de ajuda para realizar aquelas obras essenciais para garantir a dignidade e o conforto do lar de quem menos tem. Neste momento, encontra-se em conclusão mais obra ao abrigo do Programa “Mão Amiga” e prosseguem outras intervenções, num orçamento anual na ordem dos 50 mil euros.

Mas a autarquia aposta também na inclusão social. Com esse objectivo, foi construído o Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, que veio complementar o Espaço Desportivo já existente no local e que permite a realização de um vasto conjunto de actividades e o acompanhamento social, de proximidade, de todo este complexo habitacional.

O projecto de intervenção comunitária “Bem Me Quer” que tem sede neste espaço é responsável por um programa de actividades diversificadas, que envolvem moradores e outros participantes, num convívio muito salutar que permitiu dar toda uma nova dinâmica ao bairro, cada vez mais atractivo e mais feliz. O espaço acolhe também actividades de tempos livres para jovens, fundamentais para o seu saudável e harmonioso desenvolvimento.

Facebook Comments

Comentários no Facebook