Universidade sénior: o saber não ocupa lugar

Universidade sénior: o saber não ocupa lugar

1241
PARTILHE
osvaldo
Um momento de um dos ateliers da Universidade Sénior

A vida é para ser vivida e de forma tão plena quanto possível, em particular quando, como diria camões, já se ‘dobrou o bojador’ da idade.

Este espírito de tirar o melhor que há para experimentar que têm os jovens da ‘primavera dourada da vida’ é a palavra de ordem que leva 150 alcoutenejos seniores a integrarem a Universidade Sénior de Alcoutim.

Um projecto que, ano após ano, garante às populações mais idosas do concelho uma resposta ocupacional e de aprendizagem e partilha de conhecimento que, pela mão da autarquia, é desenvolvida em vários pólos espalhados pelo território.

O desenvolvimento de políticas de apoio à terceira idade

Como refere o autarca Osvaldo Gonçalves, “trata-se de encontrar respostas adequadas às diversas tipologias de necessidades deste segmento da população”.

(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)

“A par das políticas de fomento da fixação da população jovem e de atracção de novos residentes no concelho, que são uma prioridade para a Câmara Municipal, respondemos com a Universidade Sénior, entre outras iniciativas, àquelas que são as necessidades de ocupação e acompanhamento de proximidade das populações menos jovens do concelho”, refere.

Assim, sublinha o presidente, apostamos no desenvolvimento de políticas que promovem o envelhecimento activo e que por via disso evitam o isolamento e promovem a saúde e o bem-estar destes munícipes”.

Muito para descobrir na idade do saber

Os anos de vida já percorridos garantem aos alunos da Universidade Sénior um saber que pode e deve ser partilhado, salvaguardando tradições e conhecimentos ancestrais e permitindo uma vida activa e participativa.

Para isso as disciplinas de Artes decorativas (pólo de Giões); Atelier da Criatividade (Barrada); Bem-estar, Saúde e Segurança (Alcoutim e Martim Longo); Bordados (Martim Longo e Pereiro); História e Património Local (Pereiro); Oficina de Artes (Guerreiros do Rio e Pessegueiro) e Tecnologias da Informação e Comunicação (Alcoutim, Balurcos e Martim Longo), são algumas das ofertas formativas da universidade.

Resultado de todo o trabalho desenvolvido pelos alunos decorre até 30 de Julho, na Casa dos Condes, a exposição dos trabalhos realizados neste ano lectivo e a mostra foi visitada pelo presidente Osvaldo Gonçalves.

O autarca também esteve presente na festa de encerramento do ano escolar e partilhou com os estudantes a animação e alegria que invadiram a 5 de Julho o Castelo de Alcoutim.

As inscrições para a Universidade Sénior podem ser feitas através do Gabinete de Acção Social, Saúde e Educação da autarquia ou pelo contacto 281 540 546.

Facebook Comments

Comentários no Facebook