Vila Real quer ter maior passadiço pedonal de praia do país (com...

Vila Real quer ter maior passadiço pedonal de praia do país (com fotogaleria)

3168
PARTILHE

O objectivo é ambicioso e representa um importante investimento da Câmara de Vila Real de Santo António, quer na acessibilidade das praias do concelho, quer na preservação ambiental da frente dunar da costa atlântica.

A Município liderado por Luís Gomes quer em breve ser ‘a casa’ de um dos maiores passadiços pedonais de praia do país, uma infra-estrutura implantada ao longo da linha de costa com uma extensão de sete quilómetros.

Primeira fase do passadiço inaugurada hoje
Presidente Luís Gomes dá o seu testemunho ao POSTAL
Luís Gomes deixa uma marca indelével no litoral do concelho em fim de mandato autárquico

A conclusão da primeira fase da obra, iniciada em Fevereiro deste ano, como o POSTAL noticiou, já é uma realidade e os utilizadores já podem usufruir da ligação de um milhão de euros.

O passadiço, inaugurado ontem à noite em conjunto com Passeio Marítimo Dr. Almeida Santos (frente ao Casino de Monte Gordo) é iluminado em toda a sua extensão e conta com zonas de descanso e um circuito pedonal e de lazer.

A estrutura permite acesso directo dos veraneantes aos parques de estacionamento das zonas balneares, bem como aos apoios de praia, que serão renovados até 2018, ao mesmo tempo que salvaguarda as frentes de duna que contornam os areais.

Para todos os utilizadores ficam substancialmente melhoradas a acessibilidade e a facilidade de locomoção evitando as penosas caminhadas no areal.

Três quilómetros de percurso podem já ser percorridos

O passadiço pedonal sobrelevado da praia de Monte Gordo conta actualmente com três quilómetros de extensão, mas a inauguração serviu também para anunciar a segunda fase do projecto, que pretende estender a infra-estrutura até à Praia de Santo António, já nas margens do Guadiana, em pleno perímetro urbano de Vila Real.

mata nacional das dunas litorais vila real
A zona costeira da Mata Nacional das Dunas Litorais será percorrida pelos quatro quilómetros de passadiço a construir na segunda fase do projecto

Assim e ao longo de quatro quilómetros adicionais todos poderão percorrer a orla costeira do concelho e beneficiar da paisagem única da Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António – entre Monte Gordo e Vila Real – casa de uma colónia de camaleões das mais importantes da região e do país.

A segunda fase da obra terá um investimento de cerca de um milhão de euros adicionais e integra um amplo projecto de renovação de toda a frente costeira do concelho, uma obra ambiciosa que inclui a remodelação de todos os apoios de praia.

Para assinalar a ocasião Monte Gordo esteve hoje em festa e o POSTAL cobriu o acontecimento que terminou pela meia-noite com um fogo-de-artifício, depois do sunset que animou a tarde e noite na Avenida Marginal de Monte Gordo.

Facebook Comments

Comentários no Facebook