ADAPO já conta 13 anos

ADAPO já conta 13 anos

914
PARTILHE
Jady Batista  Coordenadora Editorial do J
Jady Batista
Coordenadora Editorial do J

A ADAPO – Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão, fundada a 5 de maio de 2004, nasceu de um projeto antigo, dedicado à esterilização de gatos vadios, o objetivo era “controlar o número de animais errantes”.
Possui apenas três voluntárias a tempo inteiro e três famílias de acolhimento fixas. Conta ainda com o trabalho comunitário e alguns voluntários ocasionais.
Atualmente não possui sede por falta de verba para aluguer de espaço, estando à procura de um local na freguesia de Olhão para que possa alargar os seus projetos, bem como, criar um horário de apoio e atendimento à população.
Criada no âmbito da esterilização de animais errantes, sendo este o foco principal, a ADAPO alargou a abrangência do trabalho a desenvolver (devido ao crescente número de abandonos e casos de maus tratos) à recolha e tratamento de animais errantes, socorro de animais feridos e abandonados, promoção de adoção responsável, projetos educacionais, fornecimento de alimentação e ao apoio veterinário a algumas famílias carenciadas, com o objetivo de evitar o aumento da taxa de abandono. Todo este trabalho é desenvolvido dentro das possibilidades da associação.
A ADAPO tem parcerias regulares com várias instituições do concelho, como a Câmara Municipal, Canil Municipal, Bombeiros Municipais e Juntas de Freguesia. Também desenvolve trabalhos com as escolas, campos de férias, ATLs, infantários, etc., estando aberta a todas as entidades que procurem as atividades educativas da associação.
Promove a Formação dos Bombeiros Municipais em Primeiros Socorros, captura e manuseamento de animais.
Foi pioneira no Algarve na organização da I e II Formações de Primeiros Socorros para animais do Algarve.
Já esterilizou mais de mil gatos de rua em campanhas de esterilização massivas conjuntas com a Câmara Municipal de Olhão e contando com o apoio das clínicas veterinárias da cidade.

Para mais informações: geral.adapo@hotmail.com.

(Artigo publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul)

Facebook Comments

Comentários no Facebook