Alcoutim investe na juventude e educação

Alcoutim investe na juventude e educação

526
PARTILHE
juventude
O Dia da Juventude é uma das acções da Câmara de Alcoutim pensadas para os mais novos

“Cada euro que despendemos com a juventude e com a educação das camadas mais jovens é um euro que investimos no futuro do concelho e na melhoria das condições que cada jovem alcoutenejo tem para enfrentar os desafios da vida adulta”, diz o presidente da autarquia Osvaldo Gonçalves.

“Por isso mesmo”, continua o autarca, “não vemos as acções da Câmara em prol da educação e da juventude como um gasto mas sim como um investimento”, remata.

Com estas afirmações o autarca coloca o acesso gratuito de todos os alunos do 1º ao 3º ciclo de escolaridade à plataforma “Escola Virtual”, da Porto Editora, entre os investimentos da Câmara na área da educação dos jovens alcoutenejos. “Trata-se de facilitar aos estudantes mais uma ferramenta de aprendizagem e de acesso ao conhecimento de forma gratuita, com a autarquia a suportar os custos das licenças de utilização”, refere o autarca.

Assim, 142 alunos podem aceder a recursos educativos digitais como suporte às aulas regulares e realizar um reforço das matérias, tirar dúvidas e preparar-se para os testes. Disponíveis estão também os manuais on-line da Porto Editora, Areal Editores e Raiz Editora e um vasto conjunto de dicionários .

- Pub -

Esforço da autarquia abrange acções de apoio à juventude e educação todo o ano

Mas a acção da Câmara destinava a promover a melhoria das condições de vida e de estudo da juventude do concelho não se fica pelas ferramentas de estudo e reflecte-se em várias áreas, como o lazer e a ocupação de tempos livros, de que são exemplo o Dia da Juventude, assinalado no passado dia 11 na praia fluvial, com várias actividades desportivas, jogos, um jantar e uma noite animada pelo dj Two Xplod, que foram um sucesso, bem como as Férias Desportivas, que garantem umas férias de Verão bem mais animadas aos jovens alcoutenejos.

Bolsas de estudo e Universidade Júnior são iniciativas de apoio renovadas ano após ano

Por outro lado as bolsas de estudo atribuídas pela autarquia aos jovens estudantes de todo o concelho garantem melhores condições de acesso aos vários graus de ensino, em particular àqueles mais onerosos para as famílias, como é o caso do ensino superior. Exactamente por isso, todos os anos a Câmara investe verbas importantes nestes apoios sociais que complementam o orçamento familiar e garantem acesso dos estudantes a oportunidades de futuro em situação de maior igualdade.

E a pensar no acesso à universidade a Câmara promove o gosto pelo estudo e pela progressão dos jovens do concelho na carreira académica através de acções como a Universidade Júnior, pensada para colocar os mais jovens em contacto com carreiras e cursos superiores capazes de definir o seu futuro.

“São todas estas iniciativas e acções que trabalhamos em permanência para garantir um melhor amanhã para os nossos jovens de hoje, participando no seu crescimento, educação e formação de forma activa”, refere o presidente da Câmara Osvado Gonçalves.

(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)

Facebook Comments

Comentários no Facebook