Algarve é a região preferida dos portugueses para passar férias

Algarve é a região preferida dos portugueses para passar férias

1005
PARTILHE
praia da cova redonda
52% dos portugueses passam férias no Algarve

O mais recente estudo desenvolvido pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), ‘Férias 2017’, que teve como objecto de trabalho as férias dos portugueses em 2017, conclui que a população nacional elege a praia e Portugal como destinos de eleição.

De acordo com o estudo, 85% dos portugueses prefere tirar férias no Verão, nos meses de Julho, Agosto e Setembro, e a praia constitui um elemento determinante na selecção do destino de férias para 62% da população. Neste sentido, em Portugal, o Algarve é a região preferida (52%), seguindo-se o Alentejo Litoral (23%) e o Norte Litoral (17%). A restante população divide-se pelo interior (Norte e Alentejo) e centro do país.

A maioria dos inquiridos revela intenção de sair do local habitual de residência durante o período de férias (69%), sendo Portugal o destino eleito por 72% da população que participou no inquérito.  A Europa aparece em segundo lugar, com 20%, seguida de África (5%) e América do Sul (3%).

Portugueses pretendem gastar cerca de 700 euros nas férias

Relativamente a despesas, os portugueses mantêm-se cautelosos e não querem gastar mais dinheiro do que no ano passado. O estudo permite apurar que os portugueses pretendem gastar em média cerca de 700 euros com as férias, o que para 50% da população representa o mesmo valor do ano anterior. Para cobrir a despesa, 50% dos inquiridos pretende utilizar parcialmente o subsídio de férias.

- Pub -

No que diz respeito à pesquisa sobre melhor destino de férias em 2017, alojamento e transporte, 64% dos inquiridos optou por fazer a pesquisa online. De acordo com os dados do IPAM, existe uma enorme variedade na escolha de alojamentos por parte dos portugueses, sendo de realçar os hotéis (31%) e o aluguer temporário de casa (21%).

O estudo ‘Férias 2017’ foi elaborado pelo IPAM até 26 de Julho de 2017, com recurso a uma amostra composta por 475 indivíduos, maiores de 18 anos. Relativamente aos inquéritos por questionário, 25% foram administrados directamente e 75% foram administrados on-line. O estudo do IPAM foi coordenado pela professora Mafalda Ferreira, docente no IPAM-Porto e doutorada em Psicologia Social pela Universidade de Cádiz.

IPAM é a maior e mais antiga escola de marketing de Portugal

O IPAM foi fundado em 1984 e é a mais antiga e maior escola de Marketing que existe em Portugal. Com um Campus no Porto e outro em Lisboa, formou mais de nove mil alunos nos seus 30 anos de actividade.

É uma das instituições da rede Laureate International Universities em Portugal, que detém também a Universidade Europeia e a sua mais recente unidade orgânica, o IADE, pioneiro no ensino do Design.

A Laureate International Universities é líder mundial na oferta de instituições de ensino superior, com mais de 70 escolas em todos os continentes. Recebe mais de um milhão de estudantes em todo o mundo e desenvolveu uma rede de professores e investigadores com o objectivo de contribuir para a inovação e produção de conhecimento global.

Para mais informações sobre o IPAM pode aceder ao site www.ipam.pt e se quiser saber mais sobre o Grupo Laureate, visite o site www.laureate.net.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook