Atleta algarvio conquista ouro em Festival Olímpico da Juventude Europeia

Atleta algarvio conquista ouro em Festival Olímpico da Juventude Europeia

2054
PARTILHE
O atleta Etson Barros (foto: d.r.)
O atleta Etson Barros (foto: d.r.)

O atleta algarvio Etson Barros conquistou a medalha de ouro para Portugal na prova de 2000 metros obstáculos disputada no passado sábado, 29 de Julho, em Gyor, na Hungria.

No último dia do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), Etson Barros fez história no atletismo regional e nacional, ao conquistar a primeira vitória na competição por um atleta algarvio, completando a prova em 5.58.24 minutos e alcançando também um novo recorde pessoal.

Etson Barros tem 16 anos e representa o Clube Oriental de Pechão, da Associação de Atletismo do Algarve, onde é treinado por Paulo Murta. O novo campeão do FOJE conta já com alguns marcos importantes na carreira: é campeão nacional de juvenis, recordista nacional de juvenis, vencedor do Torneio Nacional Olímpico Jovem e vencedor do Troféu Ibérico de Juvenis.

FOJE 2017
Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

De acordo com os dados do Comité Olímpico de Portugal, esta é a oitava medalha de ouro para o atletismo português em todas as edições do FOJE. Os atletas olímpicos Marco Fortes (1999 – Lançamento do Peso), Nélson Évora (2001 – Salto em Comprimento) e Irina Rodrigues (2007 – Lançamento do Disco) fazem parte deste grupo de campeões.

Há oito anos que Portugal não subia ao pódio do FOJE

No judo, Manuel Rodrigues também subiu ao pódio do FOJE, tendo alcançado a medalha de bronze na categoria de -73 quilos.

 

FOJE
Foto: Comité Olímpico de Portugal

As duas vitórias trazem Portugal de volta ao pódio, depois de oito anos sem conquistar medalhas nesta competição desportiva. A comitiva portuguesa fez-se representar nesta edição por 53 atletas, de sete modalidades, dos quais 16 elementos faziam parte da Associação de Atletismo do Algarve.

O próximo Festival Olímpico da Juventude Europeia assinala a 15ª edição do evento e acontece entre 20 e 28 de Julho de 2019, em Baku, Azerbaijão.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook