Bombeiros de Portimão resgatam trabalhador no subsolo

Bombeiros de Portimão resgatam trabalhador no subsolo

1290
PARTILHE
resgate
Primeiros meios diferenciados chegaram ao local nove minutos depois do despacho

Os Bombeiros de Portimão resgataram ontem, 21 de Agosto, com vida um trabalhador das obras de reabilitação do túnel de Portimão das Águas do Algarve que caiu no interceptor do Poço Seco/Boavista, num local com mais de 20 metros de profundidade.

O Centro Municipal de Protecção Civil e Operações de Socorro recebeu o alerta às 14.41 horas e, de acordo com os Bombeiros, os primeiros meios diferenciados chegaram ao local pelas 14.50 horas, nove minutos depois do despacho.

Numa extensão com cerca de dois quilómetros, desde o ponto da queda até à bacia da Estação de Tratamento de Águas Residuais, foram realizadas múltiplas acções de busca e salvamento em cinco pontos de acesso às galerias do túnel para minimizar os tempos de buscas. As equipas de resgate, inseridas em três sectores de intervenção, aplicaram técnicas de salvamento por cordas com recurso a equipamento de protecção respiratória e detectores multigás.

Vítima foi encontrada com um trauma na face e membro superior esquerdo
poço 20 metros
Vítima caiu num local com mais de 20 metros de profundidade

Depois de cerca de uma hora de buscas no túnel, que na altura apresentava um caudal significativo de água, a vítima foi localizada e resgatada com vida pelas 16.15 horas, a cerca de 600 metros a jusante do local da queda. Tratava-se de um individuo de nacionalidade moldava, do sexo masculino, com 52 anos de idade, que apresentava trauma na face e membro superior esquerdo, suspeita de traumatismo vertebro-medular e múltiplas escoriações, sendo transportado para a unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve.

Participaram na operação 46 operacionais com 14 veículos

Reconhecendo a complexidade da operação de socorro, foram despachados, além dos meios previstos na grelha de 1.º alarme para esta natureza de ocorrências, o Grupo de Salvamentos Especiais com as valências de Salvamento Técnico por Cordas, Resgate em Águas Bravas e Mergulho.

resgate portimao
Foi uma operação de socorro complexa

Participaram nesta operação, conjuntamente com o Corpo de Bombeiros de Portimão, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Policia de Segurança Pública, a Autoridade para as Condições de Trabalho, as Águas do Algarve, e os responsáveis pelas obras curso, num total de 46 operacionais e 14 veículos.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook