Centenas de pessoas revivem tradição do Banho Santo (com fotogaleria)

Centenas de pessoas revivem tradição do Banho Santo (com fotogaleria)

1549
PARTILHE

A tradição ainda é o que era na Praia da Manta Rota e nem os pingos de chuva que caíram durante a manhã de hoje, 29 de Agosto, afastaram as centenas de pessoas que quiseram assistir ao ‘curar das maleitas’ em mais um Banho Santo.

Em anos antigos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia vinham até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho que acreditavam ser santo e capaz de curar todos os males.

A tradição mantém-se e a praia da Manta Rota voltou a ser invadida pelas vestes brancas e compridas, os chapéus de palha, a música tradicional portuguesa tocada ao som das concertinas e os farnéis, recheados com presunto, chouriço, queijo, pão e o belo do vinho tinto, que encheram as mantas do piquenique, no final da celebração.

Banho Santo assinala a data em que São João Baptista foi degolado
Banho Santo (28)
Banho Santo foi o ponto alto das festas em honra de São João da Degola

Perante o olhar nostálgico daqueles que recordaram tempos idos e o olhar curioso dos que nunca assistiram a um momento do género, o Banho Santo, que assinala a data em que São João Baptista foi degolado, foi novamente o ponto alto das festas em honra de São João da Degola.

Para manter viva a tradição, a associação ‘A Manta’ e a Câmara de Vila Real de Santo António continuam a realizar o encontro todos os anos, a 29 de Agosto, apostando assim na recriação histórica do evento que continua a atrair muitos curiosos à praia da Manta Rota.

Comemorações terminam com espectáculo de fogo de artifício
Banho Santo (2)
Festas são organizadas pela associação ‘A Manta’

No dia de São João Baptista, as festividades continuam pelas 18.30 horas, com uma procissão e missa ao ar livre.

O Duo Reflexo está responsável pela animação musical durante a noite de hoje, com início do baile às 22 horas, ao qual se segue um espectáculo de fogo de artifício, à meia-noite, no areal da praia da Manta Rota, que marca o fim das comemorações.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação ‘A Manta’ e têm o apoio da Câmara de Vila Real, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook