Centenas de pessoas revivem tradição do Banho Santo (com fotogaleria)

Centenas de pessoas revivem tradição do Banho Santo (com fotogaleria)

1322
PARTILHE

A tradição ainda é o que era na Praia da Manta Rota e nem os pingos de chuva que caíram durante a manhã de hoje, 29 de Agosto, afastaram as centenas de pessoas que quiseram assistir ao ‘curar das maleitas’ em mais um Banho Santo.

Em anos antigos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia vinham até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho que acreditavam ser santo e capaz de curar todos os males.

A tradição mantém-se e a praia da Manta Rota voltou a ser invadida pelas vestes brancas e compridas, os chapéus de palha, a música tradicional portuguesa tocada ao som das concertinas e os farnéis, recheados com presunto, chouriço, queijo, pão e o belo do vinho tinto, que encheram as mantas do piquenique, no final da celebração.

Banho Santo assinala a data em que São João Baptista foi degolado
Banho Santo (28)
Banho Santo foi o ponto alto das festas em honra de São João da Degola

Perante o olhar nostálgico daqueles que recordaram tempos idos e o olhar curioso dos que nunca assistiram a um momento do género, o Banho Santo, que assinala a data em que São João Baptista foi degolado, foi novamente o ponto alto das festas em honra de São João da Degola.

Comentários no Facebook