Faro recebe próxima etapa do Rastreio Nacional da Voz Artística

Faro recebe próxima etapa do Rastreio Nacional da Voz Artística

627
PARTILHE
Nuno Guerreiro
Nuno Guerreiro vai protagonizar um breve apontamento musical no centro de saúde

O distrito de Faro recebe já amanhã, 8 de Agosto, a próxima etapa do Rastreio Nacional da Voz Artística, uma iniciativa dirigida aos artistas da região mas que é aberta à população em geral. O rastreio acontece nos dias 8 e 9 de Agosto, entre as 9 e as 18 horas, na Unidade de Saúde Familiar Farol (USF Farol), na Lejana de Cima, em Faro, e conta com a presença de artistas bem conhecidos como o cantor Nuno Guerreiro ou o actor Pedro Lima.

O cantor Nuno Guerreiro, algarvio de nascimento, vai fazer o rastreio da voz e vai protagonizar também um breve apontamento musical no centro de saúde, por volta das 11 horas.

Clara Capucho, cirurgiã otorrinolaringologista responsável pelo rastreio da GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, afirma que “este rastreio nacional é uma forma de chamar a atenção dos cantores e dos actores portugueses para os cuidados regulares que devem ter com o seu aparelho vocal. A exigência permanente a que a voz profissional está sujeita desenvolve algumas patologias que, se não forem detectadas cedo e corrigidas, comprometem a qualidade do desempenho artístico”.

Portugueses devem fazer exames às cordas vocais

“Para além de cantores e actores, é crucial para a saúde vocal dos portugueses que todas as pessoas, regularmente, façam um exame às suas cordas vocais. É isso que permite fazer o diagnóstico precoce de várias doenças, entre as quais o cancro da laringe”, afirma Clara Capucho. “Há muitos profissionais da voz como professores, jornalistas, advogados, políticos ou padres, entre muitos outros, que têm todo o interesse em verificar a saúde do seu aparelho vocal”, acrescenta.

Comentários no Facebook