Festival da Sardinha abre portas com 15 mil visitantes

Festival da Sardinha abre portas com 15 mil visitantes

1061
PARTILHE
Festival da Sardinha3
Festival decorre até 6 de Agosto

O Festival da Sardinha já chegou à zona ribeirinha de Portimão e logo no dia da inauguração, 2 de Agosto, recebeu cerca de 15 mil visitantes. A famosa sardinha assada e a boa música marcaram o primeiro dia do certame, com o espectáculo único da artista Aurea e muita animação para toda a família.

O Festival, que decorre até 6 de Agosto, é um dos principais cartões de visita do município e pretende homenagear as raízes da sociedade local, ligada intimamente à pesca e à indústria conserveira. Prova disso foi a encenação do ‘Alar da rede’, ao som do ‘Arribalé’, com a participação do grupo Coral de Portimão e a Orquestra de Acordeões da Academia de Música de Lagos que uniram as vozes aos instrumentos num momento especial que enriqueceu ainda mais o evento.

No espaço da antiga lota realizou-se uma demonstração ao vivo  de preparação de algumas artes piscatórias locais, como o remendar das redes de uma traineira ou o safar e iscar os aparelhos de pesca artesanal de Alvor, e ainda as exibições de filmes sobre a pesca em Portimão.

Aroma da sardinha assada faz-se sentir junto à antiga lota
Festival da Sardinha2
Pode provar sardinha assada junto à antiga lota

Junto à antiga lota, o aroma da sardinha assada paira no ar, oriundo dos dois pontos de venda da sardinha no pão, GEJUPCE e Boa Esperança, e dos oito restaurantes oficiais: À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, O Meco, Ú Venâncio, Retiro do Peixe Assado e Zizá. A sardinha no pão come-se por 2.20 euros ou 3.50 euros, com um menu que inclui bebida.

Além da sardinhada e de outros petiscos reginais, o artesanato tem também uma forte presença no evento e existem ainda stands dedicados à doçaria e outros produtos regionais.

O artista local Reflect é a próxima estrela a subir ao palco

No palco principal, diariamente às 22 horas, artistas como Reflect (dia 3), Átoa (dia 4), Cuca Roseta (dia 5) e João Só (Dia 6), formam um cartaz musical de grande qualidade. No palco do coreto a música também se faz ouvir, entre as 19.30 e as 21.30 horas, com os artistas Teresa Viola (dia 3), Escola de Fado BEACP (dia 4), Sephirah (dia 5) e Fonte Nova (dia 6).

Festival da Sardinha
Organização é da Câmara de Portimão

O Festival da Sardinha é organizado pela Câmara de Portimão, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, a Junta de Freguesia de Portimão e a APS – Administração dos Portos de Sines e a EMARP – Águas e Resíduos de Portimão. A iniciativa conta também com o patrocínio da Malo Clinic, No Solo Água, Socialgar Seguros, Sagres e Delta Cafés, e o apoio do Turismo do Algarve.

Toda a programação do Festival da Sardinha pode ser consultada em www.festivaldasardinha.pt.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook