Lagos revive tradição do Banho 29

Lagos revive tradição do Banho 29

1188
PARTILHE
Antigos acreditavam que o banho daquela noite vale por 29 banhos

No final de Agosto, Lagos volta a estar em festa, desta vez para reviver a tradicional Festa do Banho 29, que se transformou, há muito, numa manifestação de carácter popular já enraizada na cultura lacobrigense, sendo um dos principais eventos do município.

Como forma de relembrar, reviver e preservar esta tradição, a autarquia lacobrigense preparou para este dia um programa recheado de animação musical, animação de praia, comes e bebes, artesanato e doçaria regional. Também não vão faltar o Concurso de Trajes de Banho Antigos e o obrigatório banho nocturno. O conhecido Quim Barreiros será o cabeça de cartaz desta festa, com entrada livre. O evento conta com o apoio da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Delegação de Lagos), Moto Clube de Lagos, Associação dos Artesãos do Barlavento e Rádio Utopia.

A tradição do banho 29 tem sido transmitida de pais para filhos ao longo dos tempos

Também na Praia da Luz a Festa do Banho 29 vai acontecer, estando a sua organização a cargo do Clube Recreativo, Cultural e Desportivo Luzense. Entre as 21 horas e as 3 está prometida muita animação musical com Ruth Marlene, Humberto Silva e DJ Toby One. Aqui, a entrada também é livre.

Conforme explica a Câmara de Lagos em comunicado de imprensa, “o banho 29 é um misto de tradição folclórica e de ritual transmitido de pais para filhos com a crença que o banho daquela noite vale por 29 banhos. As suas origens são incertas. Quer provenientes de épocas muito antigas e ligadas aos ritos de fim do Verão, quer resultantes da herança árabe, o costume manteve-se. As gentes dos campos já não vêm em grupos animados, com os seus burrinhos e carroças, mas os locais continuam a cumprir a tradição. Hoje, são grupos de jovens, mais foliões e menos rituais, que aproveitam essa noite para assar chouriço e contar histórias à volta de uma fogueira. À meia-noite o momento do banho leva muitos ao mergulho nas águas fugazmente iluminadas pelos clarões do fogo-de-artifício. Em Lagos, é na Solaria e na Praia da Batata que se junta maior número de entusiastas, reunidos pela proximidade da animação musical e do concurso de trajes de banho antigos. A tradição também se cumpre na Meia Praia, com os entusiastas agrupados em torno das fogueiras alinhadas ao longo do areal. Ali se bebe, come, conta e canta antes e depois do tradicional mergulho no mar”.

A Festa do Banho 29 já se transformou, há muito, numa manifestação de carácter popular

Programa

Em Lagos (Cais da Solaria):

10h00 | Recriação da Tradição do Banho 29 (pelo Centro de Estudos de Lagos)

Local: Avenida e Praia da Batata

15h00 – 19h00 | Jogos Tradicionais e Animação Musical com Rádio Utopia

20h30 | Dança das Alforrecas e Companhia

21h00 | Concurso do Trajes de Banho Tradicionais

22h30 | Espectáculo com Quim Barreiros

Na Praia da Luz:

21h00 – 3h00 | Petiscos e animação musical com Ruth Marlene, Humberto Silva e DJ Toby One

Facebook Comments

Comentários no Facebook