Luís de Melo e Horta escreve livro sobre ‘Tavira e os Andrades...

Luís de Melo e Horta escreve livro sobre ‘Tavira e os Andrades – 120 anos de Fotografia’

589
PARTILHE
- Pub -
luis melo e horta
Luís de Melo e Horta apresenta a obra sábado, 12 de Agosto, no Clube de Tavira (Foto: D.R.)

O Auditório do Clube de Tavira vai ser palco de lançamento do último livro de Luís de Melo e Horta, este sábado, 12 de Agosto, pelas 17 horas.

“Tavira e os Andrades – 120 anos de Fotografia” tem edição da Fotografia Andrade, e o autor, há muito ligado à Comunicação Social no Algarve, foi director do extinto Jornal do Sotavento.

Conforme explica Luís Melo e Horta, “dois irmãos – José Damasceno de Andrade e Apolinário Cândido de Andrade – naturais do concelho de Castro Marim, procuraram Tavira onde se radicaram como fotógrafos profissionais, uma arte que dava então os primeiros passos. O primeiro chegou a esta cidade nos últimos anos do século XIX, e o segundo – o mais novo – seguiria o mesmo caminho cerca de uma década depois”.

- Pub -

Entretanto, a descendência de Apolinário Andrade haveria de assegurar, até ao presente e sem interrupções, o exercício desta actividade em Tavira. O que garante um consequente registo de 120 anos de fotografia.

Esse desempenho originou um manancial de informação com base em imagem, que a quarta geração da família Andrade está a reunir, preservando, assim, a história de Tavira, tanto sobre pessoas, como nos acontecimentos mais relevantes, na monumentalidade, nas tradições e nas actividades produtivas, ao longo, portanto, de mais de um século.

Trata-se de um trabalho que releva o percurso biográfico destas quatro gerações de fotógrafos. Mas que, para além disso, se debruça, em várias centenas de fotografias, sobre os muitos aspectos em que Tavira se constitui como uma cidade que ainda preserva uma boa parte da sua beleza e da sua identidade.

- Pub -