Mariza canta em Castro Marim numa homenagem a Paco de Lucía

Mariza canta em Castro Marim numa homenagem a Paco de Lucía

822
PARTILHE
- Pub -
mariza oficial
Mariza actua a 19 de Agosto, pelas 22 horas, no estádio de futebol

Mariza traz o fado a Castro Marim para uma homenagem ao eterno génio da guitarra e mestre absoluto do flamenco contemporâneo, Paco de Lucía. No dia 19 de Agosto, o Festival de Lucía recebe a fadista que é madrinha e embaixadora do evento, com o concerto ‘Mundo’, pelas 22 horas, no estádio de futebol. O Festival de Lucía alarga-se este ano a novos espaços da vila e decorre nos dias 18 e 19 de Agosto.

Tomatito é o artista convidado para o primeiro dia do Festival, no Revelim de Santo António, pelas 22 horas. O artista descoberto por Camarón de la Isla é actualmente um dos mais conceituados músicos de flamenco, tendo já actuado ao lado de Paco de Lucia, Elton John e Chick Corea. Participou no filme ‘O Advogado do Diabo’, ao lado de Al Pacino, e em Junho de 2004 editou ‘Aguadulce’, que obteve o Grammy Latino 2005 de ‘Melhor Álbum Flamenco’. A 17 de Agosto, antes do grande concerto em Castro Marim, Tomatito fará uma ‘Serenata a Lucía’, em Monte Francisco, uma homenagem à mãe de Paco, Luzia Gomes, daqui natural.

Festival de Lucía abraçou outras expressões artísticas
tomatito
Tomatito é o convidado do primeiro dia do festival

Além da música, o Festival de Lucía promove este ano outras expressões artísticas e, na Casa do Sal, vai estar patente a exposição virtual ‘Memória de Paco de Lucía’, dedicada à vida e obra do guitarrista. A pintura e a fotografia são representadas por Carlos Saura, que faz uma interpretação artística do festival. Carlos Saura dirigiu o filme ‘Carmen’ (1983) com um elenco onde entrou Paco de Lucía.

- Pub -

Num âmbito mais formativo, o Festival de Lucía acolhe, no dia 19, a partir das 18 horas, duas masterclasses. A primeira, pelo jornalista e crítico musical Nuno Galopim, com o tema ‘Eurovisão: O artista e a Promoção da sua Geografia’.

Segue-se a de ‘Guitarras do Mundo’, por Henrique Vieira, guitarrista e professor de Educação Musical e de Espectáculo e Multimédia, que vai explorar guitarras acústicas, abrindo um vasto leque de possibilidades através da utilização e fusão de técnicas que normalmente não estão relacionadas com determinados géneros musicais.

Enlaçados ainda com o Festival de Lucía estão as actuações do projecto ‘Amar Guitarra’, em Vila Real de Santo António, e da ‘Academia Gracia Diaz’, em Altura.

Em 2016 o Festival foi visitado por 700 pessoas
Festival de Lucia
Autarquia quer dar um novo conceito ao festival

O Festival de Lúcia é um festival de música que pretende ser uma inspiração planetária para todos os que possam e desejem partilhar a eternidade do génio. Em nota de imprensa, a autarquia refere que, “depois do primeiro evento realizado em 2016, com um carácter mais intimista e aplaudido por cerca de 700 pessoas, chegou a altura de expandir o Festival e dar-lhe um novo conceito, mais multifacetado”.

O Festival de Lucía é apoiado pelo PO CRESC ALGARVE 2020, com uma taxa média de 60% cofinanciado pelo FEDER, durante dois anos. No âmbito do Festival de Lucía, está inserido o Festival de Guitarras, comparticipado pelo INTEREGG V A.

Venda de Bilhetes para os concertos
  • Gabinete de Apoio ao Munícipe, através dos contactos: 00351 281510778 ou gam@cm-castromarim.pt
  • Bilheteira BOL
  • Mercado local de Castro Marim, aberto todos os dias, das 9 às 13 horas e das 15 às 18 horas
  • Mercado Municipal de Altura
  • Junta de Freguesia de Altura
  • Quiosques do Património colocados nas praias do concelho: Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço

Os residentes do concelho de Castro Marim têm acesso gratuito ao concerto de Tomatito, tendo apenas que levantar os seus bilhetes nos referidos locais de venda, excepto na BOL, fazendo-se acompanhar de um comprovativo de residência, e estando sujeito à lotação do espaço, considerando os bilhetes em venda.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

- Pub -