TripAdvisor atribui Certificado de Excelência à Igreja Matriz de Olhão

TripAdvisor atribui Certificado de Excelência à Igreja Matriz de Olhão

297
PARTILHE
- Pub -
Igreja Matriz olhao
Edificação da Igreja iniciou-se em 1698

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Olhão obteve o Certificado de Excelência do site de viagens TripAdvisor, um galardão atribuído aos alojamentos, atracções e restaurantes que obtêm constantemente excelentes avaliações por parte dos viajantes.

A edificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, actual Igreja Matriz de Olhão, iniciou-se em 1698, abrindo ao culto, ainda inacabada, em 1715, sendo que o contrato para a construção da torre data de 1722. Na fachada pode ler-se: “à custa dos homens do mar deste povo se fez este templo novo, no tempo em que só haviam umas palhotas”.

Igreja atrai os olhares dos turistas que visitam a zona histórica de Olhão

Na segunda metade do século XVIII, a fachada principal foi reformulada, passando a contar com um coroamento de feição triangular. No interior, de uma só nave e transepto ligeiramente saliente, existem cinco altares. A capela-mor tem um retábulo e arco triunfal em talha dourada, um tecto decorado com um fresco e uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Outra das particularidades da Igreja Matriz é ter nas traseiras uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Aflitos, a quem muitos olhanenses dedicam a sua devoção.

TripAdvisor reúne mais de 100 milhões de comentários feitos pelos utilizadores

O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, gerados pelos próprios utilizadores. É a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 32 milhões de membros e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atracções e outros negócios relacionados com viagens.

Entre as avaliações que os visitantes deixam no site acerca da Igreja Matriz, pode ler-se: “o altar-mor em talha, assim como as capelas laterais e o arco triunfal são um orgulho”, “igreja imponente e linda que vale a pena visitar” ou “toda a história que a rodeia e relatos da sua construção fazem ainda mais interessante esta visita. Encontra-se bem cuidada e nota-se que os locais têm orgulho neste monumento”.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)