Academia de Bilhar de Tavira já é uma referência regional na modalidade

Academia de Bilhar de Tavira já é uma referência regional na modalidade

527
PARTILHE
Academia de Bilhar de Tavira (4)
José Ribeiro revela que os jogos de bilhar vão começar a ser transmitidos por youtube

Com pouco mais de um ano de existência, a Academia de Bilhar de Tavira é já uma referência na região. As várias equipas da formação, constituídas por um total de 26 jogadores, somam várias vitórias em torneios de nível regional e nacional.

José Ribeiro está satisfeito com o espaço que criou e faz um balanço positivo deste projecto. Organizou oito torneios, recebeu a fase final do Torneio do Sindicato dos Bancários da Zona Sul e Ilhas, e vai ainda realizar um encontro de jogadores da Caixa Agrícola, de 28 a 30 de Setembro.

Mas José Ribeiro, responsável pela academia, não se dá por satisfeito e as ambições ainda são muitas para este sonho que ganhou vida há cerca de um ano. No final de 2017, os jogos de bilhar na academia vão começar a ser transmitidos por um canal aberto do youtube, através de quatro câmaras, e a partir de Janeiro do próximo ano, a Academia de Bilhar de Tavira promove todos os meses dois torneios da modalidade.

Principal objectivo é participar em mais provas da Federação Portuguesa de Bilhar
Academia de Bilhar de Tavira (3)
Academia quer ganhar mais prestígio e destaque na modalidade

O principal objectivo da Academia de Bilhar de Tavira é continuar a formar jogadores e equipas para participar em mais provas da Federação Portuguesa de Bilhar, de forma a ganhar prestígio e destaque nesta modalidade.

- Pub -

Nas provas nacionais realizadas pela Federação, dois elementos da academia foram apurados para a fase nacional, depois de se sagrarem campeão e vice-campeão regionais, conseguindo alcançar um 12º e um 13º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão realizado em Coimbra, em 64 jogadores. No Campeonato Nacional de Veteranos, a academia conseguiu um 6º lugar em Soure. De destacar também a participação da academia, com dois jogadores, no Eurotour de Portugal que se realizou em Abril deste ano, no Algarve.

A nível dos torneios regionais, “ganhámos o torneio do Guadiana por equipas e fizemos um 4º lugar com uma segunda equipa. A nível individual conquistámos os 2º, 4º e 6º lugares, e em parcerias, uma vertente jogada a dois jogadores, ficámos em 2º lugar. No torneio geral com apuramento para uma fase nacional, que está ainda a decorrer e engloba os municípios de Loulé, Faro, São Brás e Tavira, temos uma equipa em 2º e outra em 4º lugar”.

Nos dardos, a academia, conquistou o título de vice-campeã nacional em Peniche, o que constitui mais uma marca do sucesso da academia e dos jogadores que integram as suas fileiras.

Formação dos jovens é importante para a modalidade
Academia de Bilhar de Tavira (1)
Grande adesão dos jovens é um dos pontos positivos

“Há muita adesão para a modalidade mas a actividade está num impasse porque Tavira esteve muito tempo sem nenhum espaço dedicado ao bilhar”. A maior dificuldade é a adaptação às novas regras da Federação Portuguesa de Bilhar que diferem em vários aspectos das anteriores. Para que o processo de adaptação seja mais eficaz, José Ribeiro disponibiliza na academia alguns manuais com as novas regras que as pessoas podem levar para casa e ler com atenção.

A grande adesão por parte dos jovens é um dos pontos positivos que faz questão de referir, “chego a ter a casa cheia de jovens e é muito importante que eles tenham a formação adequada para dar seguimento à modalidade. Realizei este ano seis opens para juniores e quatro jogadores foram apurados para integrar as equipas da academia”.

Academia de Bilhar de Tavira (2)
Estão abertas inscrições gratuitas para aulas de formação de jovens dos 12 aos 18 anos

No geral são necessários três anos de formação para conseguir ter evolução. “No primeiro ano aprende-se a dominar as fases da tacada e inicia-se a integração dos jogadores nos torneios. No segundo ano estudam-se as técnicas defensivas e ofensivas e o terceiro ano é o culminar da formação”.

Neste momento estão abertas inscrições gratuitas para aulas de formação para jovens dos 12 aos 18 anos, até dia 29 de Setembro. As inscrições são feitas na academia, na Rua Dr. Silvestre Falcão, em Tavira, e para mais informações pode visitar o novo site da Academia (www.academiabilhartavira.com) ou enviar e-mail para academiabilhartavira@gmail.com.

- Pub -