Albufeira implementa sistema inovador de rega por Wi-Fi

Albufeira implementa sistema inovador de rega por Wi-Fi

709
PARTILHE
parque da alfarrobeira agora e regado por controle informatico
Sistema representou um investimento na ordem dos 70 mil euros.

O Município de Albufeira encontra-se a investir na ampliação da rede de rega com estações meteorológicas e sistemas gestão remota para optimizar o consumo de água na rega e reduzir custos operacionais de manutenção.

Conforme explica a autarquia de Albufeira em comunicado de imprensa, “a estratégia é simples: a instalação de estações meteorológicas nas zonas verdes e a correspondente adaptação do sistema de rega com unidades telemétricas emitindo dados via Wi-Fi permitirá a optimização do débito de água em função das condições meteorológicas. Quando chove, o sistema corta de imediato o fluxo de água, evitando assim o desperdício. Quando existe vento, o sistema adapta de forma automática o débito de água ou em casos de ventos fortes corta porá e simplesmente o consumo, evitando desperdício de água. Todo o sistema, no valor de cerca de 70 mil euros, é gerido remotamente através do telemóvel ou mesmo PC, optimizando desta forma o recurso à utilização de mão-de-obra”.

Segundo o vereador Rogério Neto, que detém o pelouro dos espaços verdes, “este é o caminho que traçámos e estamos a percorrer que nos permite sermos cada vez mais sustentáveis na gestão da água que usamos para rega. Actualmente, em qualquer parte, podemos saber quanto estamos a consumir, e se o sistema de rega apresenta fugas ou consumos anormais de água. Em caso de existência de uma fuga de água, o sistema envia um alerta para os telemóveis, permitindo desta forma uma celeridade impar na resolução destas ocorrências. A implementação deste modelo de gestão só foi possível graças à elevada capacidade técnica e operacional de toda a equipa envolvida na gestão de espaços verdes”.

As zonas actualmente englobadas com este sistema incluem o Parque de Alfarrobeira, o Jardim da Biblioteca, o Parque de Vale Faro, o Parque da Cocheira e o eixo viário correspondente à EN 395.

Facebook Comments

Comentários no Facebook