Crianças portuguesas têm excesso de peso com menor gravidade no Algarve e...

Crianças portuguesas têm excesso de peso com menor gravidade no Algarve e Alentejo

841
PARTILHE
Herois da Fruta2
28,5% das crianças portuguesas têm excesso de peso (foto de Jorge Padeiro / AgenciaZero.Net)

Quase um terço das crianças em Portugal tem excesso de peso, passando dos 36% nas regiões dos Açores e da Madeira. É a conclusão do mais recente estudo da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, sobre o Estado Nutricional e Estilos de Vida das crianças portuguesas, revelou que 28,5% entre os dois e os dez anos têm excesso de peso e 12,7% dessas crianças são mesmo obesas.

A equipa de investigação da APCOI analisou uma amostra de 17 mil 698 crianças, oriundas das sete unidades territoriais portuguesas (NUTSII) e participantes na sexta edição do projecto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’, no ano lectivo de 2016-2017, e os resultados regionais são alarmantes. A região do Algarve, a par com o Alentejo, registam a menor percentagem de excesso de peso, com 23,4%.

As crianças dos Açores foram aquelas que apresentaram a maior percentagem de excesso de peso (36,6%), comparativamente às outras regiões portuguesas. Aos Açores segue-se a região da Madeira com 36,4%, a região Norte com 31,4%, a região Centro com 28,8%, a região de Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e por fim, a região do Alentejo e Algarve com 23,4%.

A região da Madeira registou ainda a maior prevalência de crianças obesas, com 18,4%, e foi a única região a registar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos alunos com pré-obesidade.

Algarve regista maior redução de baixo peso com projecto ‘Heróis da Fruta’
Herois da Fruta
Projecto reduziu a percentagem de crianças com obesidade reduziu de 12,7% para 11,3% (foto de Jorge Padeiro / AgenciaZero.Net)
- Pub -

A equipa de investigadores da APCOI, analisou os efeitos da implementação da 6ª edição do projecto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ nas alterações de hábitos alimentares e no estado nutricional dos alunos participantes e as conclusões são animadoras. Comparando os dados iniciais com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projecto, observou-se que a percentagem de crianças com obesidade reduziu de 12,7% para 11,3%, correspondendo a uma descida média de 1,4%.

A região do Algarve conseguiu alcançar a maior redução do baixo peso, com uma percentagem de 2,8%, e todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade, tendo a região da Madeira registado a maior descida, com uma percentagem de 2,9%.

Foi também a região da Madeira que registou as maiores e mais positivas diferenças no momento pós-intervenção do projecto, em todas as categoriais do Estado Nutricional, nomeadamente: redução de Pré-Obesidade (1,5%), redução de Baixo Peso (1,9%) e aumento de Peso Normal (6,2%).

Metodologia do Estudo

A investigação da APCOI foi realizada junto dos alunos participantes da 6ª edição do projecto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’, no ano lectivo 2016-2017. A recolha de dados foi feita através da aplicação de um questionário antes e depois das 12 semanas de intervenção do projecto, que decorreu entre os dias 16 de Outubro de 2016 e 20 de Janeiro de 2017, reportados à APCOI pelos professores.

A amostra global deste estudo é composta por 17.698 crianças com idades compreendidas entre os dois e os dez anos de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.

O relatório final deste estudo vai apresentar mais resultados sobre hábitos alimentares e estilos de vida das crianças portuguesas que serão divulgados publicamente pela APCOI nas próximas semanas.

Herois da Fruta1
Inscrições são gratuitas e estão abertas até 13 de Outubro de 2017 (Jorge Padeiro / AgenciaZero.Net)
Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do projeto ‘Heróis da Fruta’

Depois do sucesso conseguido no último ano lectivo, as inscrições para a 7ª edição do projecto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ arrancam já esta semana com o objectivo de continuar a prevenir a obesidade infantil nas escolas.

Segundo Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, “este projecto é actualmente a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal com as maiores taxas de sucesso comprovado junto das crianças que nele participam. No último ano lectivo, o projecto contou com a participação de 10% do universo total de estabelecimentos de ensino públicos e privados que existem em todos os distritos e regiões autónomas mas a nossa meta é chegar a 100% das escolas do país”.

A adesão à 7ª edição do projeto é gratuita e está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares e ATL’s, públicos ou privados, sendo apenas necessária uma inscrição através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210 961 868, até ao dia 13 de Outubro de 2017.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook