Bibliotecas escolares de Portimão disponibilizam tablets aos alunos

Bibliotecas escolares de Portimão disponibilizam tablets aos alunos

274
PARTILHE
major david neto
Projecto pretende promover a leitura em formato digital

A Câmara de Portimão decidiu equipar cada uma das Bibliotecas Escolares do município com 26 tablets, permitindo que alunos das escolas do 1º ciclo possam, por exemplo, ler o livro digital “Portimão” integrado na Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal.

Investimento vem na sequência de um Protocolo celebrado entre o Município de Portimão e o Centro de Investigação para as Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa e trata-se de um projecto, que é essencialmente uma Biblioteca Digital, que visa apresentar uma colecção de livros interactivos, escritos e editados especialmente para os alunos das escolas do 1º ciclo.

Portimão passa deste modo a ter um livro digital do concelho que retrata um monumento, uma figura histórica, uma lenda e o brasão do concelho que pode ser consultado nos tabletes das bibliotecas escolares, entretanto disponibilizados, assim como, no futuro, em qualquer smartphone ou tablet com ligação à Google Play ou Apple.

Na plataforma estão disponíveis dez concelhos para consulta, nomeadamente Condeixa-a-Nova, Celourico de Basto, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Lagoa e agora Portimão.

- Pub -

O Município de Portimão considera este projecto “inovador no quadro das políticas de incentivo às aprendizagens, bem como à promoção da leitura em formato digital, garantida a partir das nove bibliotecas escolares do 1º Ciclo”. Este Livro Digital possibilita a aquisição de conteúdos multimédia sobre o património da cidade, destinados a cerca de 2100 alunos do 1º ciclo das escolas de Portimão.

Execução do projecto está a cargo do CITI

A execução do projecto está a cargo do CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem como responsáveis os professores Isabel Alçada, Carlos Correia e Irene Tomé e tem a chancela do Plano Nacional de Leitura.

Este livro tem associado um caderno onde os alunos podem tomar notas e fazerem exercícios. A apresentação disponibiliza textos, que também podem ser escutados, vídeos e animações 3D que valorizam e esclarecem as temáticas relativas ao concelho de Portimão, tais como o Património que engloba a Igreja Matriz de Portimão (Igreja da Nossa Senhora da Conceição), a figura relevante da cidade – Manuel Teixeira Gomes, o Sétimo Presidente da República Portuguesa, a lenda sobre a cidade – “Lenda da Pedra Mourinha” e o Brasão da cidade.

livro digital_portimao
Livro digital foi concebido para ser utilizado em contexto de sala de aula e em família

O livro digital foi concebido para ser utilizado em contexto de sala de aula e em família, nos modos online e offline, de forma a promover o livre acesso a recursos educativos áudio-scripto-visuais adequados a crianças do 1º. Ciclo do ensino básico, centrados nas áreas temáticas do Património, da história, das lendas e do brasão do respectivo concelho.

Este projecto desdobrado em livro digital e em caderno digital do aluno permite um trabalho com os alunos sobre temas locais e o envolvimento da Bibliotecas Escolares para a criação de conteúdos audiovisuais do concelho.

A plataforma pode ser consultada em http://www.pdcp.pt/ e brevemente estará nas lojas Google Play e Apple.

- Pub -