CDU critica “decisões escondidas” da gestão socialista

CDU critica “decisões escondidas” da gestão socialista

706
PARTILHE
Foto Ana Paula Viana peq quadrado
O rosto da candidata que a CDU  apresenta à Câmara de Lagos

Em Lagos a CDU concorre à presidência da Câmara e aposta num rosto feminino para liderar a sua proposta alternativa para a gestão da autarquia.

Ana Paula Viana é a escolhida para tentar tirar do poder Maria Joaquina Matos ou, pelo menos, ser vereadora na oposição e para tanto a candidata apresentou ao POSTAL várias propostas para o concelho.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à Presidência da Câmara?
Ana Paula Viana (APV): Como afirmo na minha carta aos munícipes do Concelho de Lagos, onde nasci e resido, sou uma cidadã independente, consciente dos valores da democracia e profundamente interessada em contribuir para o desenvolvimento e progresso harmonioso e justo da minha terra.

Para esta decisão, contribuiu em muito a experiência dos últimos quatro anos como eleita na Assembleia Municipal de Lagos nas listas da CDU, que me permitiu um melhor conhecimento do Concelho e mais acentuou a convicção da necessidade de alterar a política seguida pela maioria absoluta do PS.

- Pub -

A experiência de eleita, igualmente me permitiu valorizar a dedicação e apreciar a forma de trabalho, a competência e a honestidade, que caracterizam a acção da CDU nos órgãos autárquicos do Poder Local, e foi em consciência que tomei a decisão de aceitar o convite da CDU, por considerar que disponho das condições para, com o colectivo da CDU, desempenhar o cargo de presidente da Câmara Municipal de Lagos, assim a população o entenda.

P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
APV: Lagos sofre de graves problemas, em que se destaca a população não ser ouvida nem consultada nas decisões sobre o desenvolvimento do concelho e a falta de incentivos à prática da participação sistemática da população nessas matérias, excepto quando é obrigatório por lei e quando se manifestam não são atendidas.

Outra questão é a recolha de lixos e recicláveis, restos de jardins e monos, limpeza urbana, lavagem de contentores e ilhas ecológicas, tudo indispensável para um ambiente urbano limpo e saudável.

Também é evidente a ausência duma política dirigida à promoção da habitação acessível, para arrendamento, aquisição de casa própria e auto-construção.

Os valores das taxas, tarifas e licenças municipais constituem um sério problema para os munícipes em geral e para as actividades económicas e iniciativas de organizações recreativas, desportivas e culturais.

Acresce a urgência do novo Hospital de Lagos, a melhoria do Centro de Saúde e das extensões, falta de médicos e pessoal técnico.

Foto Ana Paula Viana grupo
CDU leva a cabeça-de-lista a deputada municipal Ana Paula Viana

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
APV: Os meios legais, atribuições e competências são iguais para qualquer força política que seja eleita para os órgãos do Poder Local.

O que estamos convictos que poderá levar à preferência dos eleitores do nosso Concelho, é o projecto distintivo da CDU, que a caracteriza e torna diferente de outras propostas.

Este projecto da CDU tem como principais linhas de força: a gestão democrática e com participação dos munícipes; os cargos públicos exercidos sem benefícios pessoais; a defesa dos serviços públicos e acesso à saúde, educação, protecção social, habitação e mobilidade; a protecção do ambiente e salvaguarda do património histórico e de memória e dos recursos naturais; a gestão pública da água como bem público; a valorização dos trabalhadores das autarquias, dos seus direitos e condições de trabalho; a reposição das freguesias S. Sebastião, Sta. Maria, Bensafrim, Barão S. João e a assunção de critérios de gestão pública e do sentido do serviço público do Poder Local.

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face às dos restantes candidatos?
APV: O lema da CDU para estas eleições em Lagos, ouvir a população, construir o futuro, exprime as bases com que iremos basear a gestão autárquica, ao serviço dos munícipes e visando uma melhor qualidade de vida e coesão social.

Serão potenciados todos os sectores do desenvolvimento económico, social e cultural do Concelho, visando sempre e em primeiro lugar, a melhoria das condições de vida da população.

As obras e actividades camarárias serão executadas através de um programa estudado de prioridades viradas para o interesse público, atendendo ao plano de actividades, conciliado quando possível com a disponibilidade de fundos comunitários, e não apenas por isso.

Uma atenção muito especial será dada à integração de Lagos na Rede de Cidades Saudáveis.

Fórum Municipal da Cultura, Conselho Municipal do Desporto, Centro de Alto Rendimento em Vela, Fórum dos Descobrimentos, marca Lagos dos Descobrimentos, renovação da frente ribeirinha da Cidade em Duas Margens, diferenciam a CDU.

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
APV: Dos aspectos em que a maioria do PS mais tem prejudicado o Concelho de Lagos, destacam-se as decisões escondidas do conhecimento da população e a despreocupação sobre medidas planeadas e eficazes para as necessidades de habitação no Concelho.

Criar gabinete técnico municipal multidisciplinar de planeamento, para actualização e revisão dos instrumentos de ordenamento do território, com informação para intervenção activa da população. Proceder à revisão do plano de urbanização da meia praia e do plano estratégico de Lagos.

Criar um programa municipal para a habitação, para auto-construção e para habitação de renda apoiada, de promoção municipal ou em parcerias. Desenvolver campanha e incentivos eficazes para uso de terrenos urbanos desocupados ou com casas arruinadas.

Penso que estes princípios de cidadania merecerão a confiança dos eleitores no dia 1 de Outubro, com votação na CDU que reforce o número de eleitos ao serviço da população e para um Município de Lagos de paz e bem-estar.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook