CDU luta por Lagoa e promete criar pontes para garantir o desenvolvimento

CDU luta por Lagoa e promete criar pontes para garantir o desenvolvimento

795
PARTILHE
António Flamino é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara lagoense
António Flamino é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara lagoense
A coligação de esquerda CDU, que abarca o partido comunista e o partido Os Verdes propõe ao eleitorado de Lagoa um nome para chegar à presidência da Câmara local, António Flamino.

Com diversas propostas plasmadas nas respostas que deu ao POSTAL o candidato promete defender causas e fazer pontes.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate á Presidência da Câmara?
António Flamino (AF): Candidato-me à Câmara Municipal de Lagoa, porque sou um defensor de causas sociais, ambientais, defendendo a água pública e a proteção do património e as pessoas estão sempre em primeiro lugar, logo a minha candidatura deve-se e prende-se com o desenvolvimento económico, criação de emprego, afirmação do concelho de Lagoa como destino turístico, promoção da marca Lagoa e as suas praias, estas são as linhas gerais do programa. Além de uma pessoa de causas, a minha postura enquanto autarca sempre foi ‘fazer pontes’.

Fui autarca da CDU, em executivos participando no trabalho autárquico com outros eleitos de outras cores políticas e, se for eleito, sê-lo-ei para trabalhar e para participar. Vejo a política como participação cívica das pessoas e isso não quer dizer que tenhamos de ser adversários ou inimigos.

P: Na sua Opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
AF: A afirmação do concelho de Lagoa como destino turístico nacional e internacional, promoção e consolidação da marca Lagoa, assim como todas as suas maravilhosas praias.

- Pub -

Desenvolvimento económico e criação de emprego.

Melhoria da eficiência energética do concelho, o uso sustentável da água e a gestão adequada de resíduos, serão grandes desafios que teremos nas próximas décadas. Assumimos estes compromissos da CDU para este mandato.

Pautaremos a nossa intervenção na exigência da prestação de cuidados de saúde de qualidade, exigindo da Administração Central que o concelho seja dotado de uma rede de infraestruturas de saúde, recursos humanos e materiais.

Iremos, também, exigir do Governo Central a rápida requalificação da EN125 e o fim das portagens na A22.

A CDU assume desde já o compromisso de criar condições para a redução da fiscalidade municipal, nomeadamente o IMI, tendo presente não só o agregado familiar, mas também os idosos com fracos recursos económicos.

Criaremos um gabinete de apoio ao empresário, pois sabemos das dificuldades que existem nos despachos dos processos. Estas dificuldades têm como consequência uma demora muito longa e prejudicial aos mesmos. A nossa ideia é centralizar tudo num só gabinete, o que facilitaria o agilizar dos processos. Criava-se riqueza e postos de trabalho no concelho.

O rosto do homem forte da CDU para o  dia 1 de Outubro em Lagoa
O rosto do homem forte da CDU para o dia 1 de Outubro em Lagoa

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
AF: A segurança e tranquilidade é um direito das populações, e uma obrigação das autarquias é garantir que esse direito seja exercido em liberdade. Se for eleito, como espero, a CDU vai pedir mais e melhores meios para a GNR, no reforço dos meios humanos e materiais indispensáveis ao exercício da prevenção e no combate à criminalidade.

A promoção da tranquilidade e bem-estar da população do nosso concelho passa pela dinamização do Conselho Municipal de Segurança, pelo envolvimento de todos os agentes económicos e sociais e pela prática de políticas de integração.

A marginalidade e as causas que lhe dão origem, designadamente o desemprego, a exclusão social, as raízes da toxicodependência, o racismo e a xenofobia, combatem-se tornando as nossas Freguesias em locais onde valha a pena e onde dê gosto viver.

A CDU considera que as autarquias locais devem assumir especiais responsabilidades na promoção e reabilitação dos espaços urbanos, na melhoria da iluminação publica e na criação de equipamentos indispensáveis à vida das comunidades. Que sejam espaços de lazer e de ocupação de tempos livres, com valências na cultura e no desporto.

Ainda no que se refere à segurança passiva e à Protecção Civil, a CDU propõe-se elaborar um estudo e consequente cadastro dos edifícios municipais e não municipais no âmbito de colaboração autárquica, incluindo os equipamentos educativos na sua esfera de competência, com planos de evacuação e segurança, bem como a criação de um programa de controlo de áreas em risco geológico.

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face ás dos restantes candidatos?
AF: A diferença é muita de ter uma Câmara CDU, pois nós auscultamos as populações e fazemos as coisas com o coração. Comprometida com o projecto autárquico na defesa dos interesses do concelho e do poder local democrático.

Tendo como objectivo o desenvolvimento económico e criação de emprego, bem como a afirmação de lagoa como destino turístico nacional e internacional de qualidade, vamos desenvolver e implementar políticas para a qualificação de activos na área do turismo, com programas de formação e de criação de novas competências vocacionais para este sector.

Pretendemos também, promover uma prática de relação e consulta permanece com os agentes económicos, designadamente os que invistam e criem riqueza e emprego no concelho, assumindo com estes uma postura de parceria.

Na mesma linha de pensamento vamos promover e consolidar a marca “Lagoa e Suas Praias”.

A CDU propõe a formalização de parcerias com as Freguesias e associações de munícipes de ordem diversa, comerciantes, condóminos e proprietários, no sentido de promover e executar obras de conservação ao edificado existente, com a intervenção nas fachadas, coberturas e infraestruturas, nos termos de regulamentação apropriada.

Com a CDU na Câmara Municipal, será implementado um plano devidamente estruturado de revisão das condições de acessibilidade aos equipamentos e espaços públicos a pessoas com mobilidade reduzida, com garantia de qualidade de utilização e em segurança.

Será considerada a possibilidade de se construir parques ou silos de estacionamento automóvel em áreas onde nos períodos de verão a circulação automóvel é mais intensa e nos centros urbanos em freguesias com maior densidade populacional. 

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
AF: Assumimos desde já o compromisso de criarmos condições para a redução da fiscalidade municipal, nomeadamente do IMI, tendo presente as necessidades do município e as reais possibilidades da população e dos trabalhadores

Exigiremos o adequado financiamento das competências transferidas da Administração Central para o concelho de Lagoa, da mesma maneira que os acordos com as Freguesias, nesta como noutras matérias, terão a dignidade devida e a transparência necessária.

A CDU na Câmara Municipal de Lagoa irá criar condições de facilidade de instalação particular ou em parceria com os agentes económicos que invistam e criem riqueza e emprego no concelho.

O município conta com trabalhadores de grande qualidade e valor, capazes de contribuir de forma determinante para o progresso do concelho, pelo que se torna fundamental a defesa, dignificação e manutenção dos postos de trabalho.

Propomo-nos concentrar o processo de licenciamento dos loteamentos e edificações num único serviço da câmara dedicado a este sector, dotado dos meios necessários.

Os próximos anos terão como grandes desafios a melhoria da eficiência energética dos municípios, o uso sustentável da água e a afirmação permanente de que este é um bem público inalienável, bem como a gestão adequada de resíduos. Estes serão os compromissos da CDU para este mandato, sempre sob o lema – Trabalho, Honestidade e Competência – cujo Programa de Candidatura a CDU vai apresentar ao eleitorado, e onde as propostas terão uma forma mais desenvolvida.

Lagoa e Suas Praias– Marca promocional do Município a ser criada de imediato pela Câmara Municipal de Lagoa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook