Conferência em Sintra aborda problemática do mundo digital

Conferência em Sintra aborda problemática do mundo digital

706
PARTILHE
Connecting Paper to Digital. The Copyright Journey
Uma oportunidade de enquadrar os desafios dos direitos de autor e dos direitos conexos da imprensa e da indústria face ao novo paradigma

O NewsMuseum, em Sintra, foi o local escolhido para a realização conferência ‘Connecting Paper to Digital. The Copyright Journey’ que vai abordar a problemática do mundo digital, num evento que pretende, em primeiro lugar, trazer soluções e sensibilizar todos os players da indústria sobre os desafios dos direitos de autor e direitos conexos no complexo enquadramento da era digital. Em segundo lugar, o evento pretende também promover a discussão junto da sociedade e sensibilizá-la para um comportamento legal, moral e ético mais ajustado e defensor da propriedade intelectual.

A internet é um meio de comunicação indispensável nos dias de hoje e o seu impacto, assim como o das redes sociais e da concretização de um mundo cada vez mais digital, obrigaram os governos, instituições e a sociedade em geral, a uma revisão dos conceitos, normas e moralidade de forma a dar resposta aos desafios que este novo enquadramento nos traz.

União Europeia adoptou diversas medidas para proteger os direitos de autor no mundo digital

Na União Europeia foram adotadas diversas medidas que visam a harmonização, na sequência de um programa de acção sobre direitos de autor e os desafios da tecnologia. Este esforço legislativo, esteve na origem da tomada de uma série de medidas legais tendo em vista a protecção, de forma mais abrangente, dos direitos de autor no mundo digital. O tema está há muito no eixo do debate mas longe de uma harmonização.

No dia 12 de Outubro, das 9 às 13 horas, o NewsMuseum (Rua Visconde de Monserrate, 26, em Sintra), recebe a conferência ‘Connecting Paper to Digital. The Copyright Journey’ que constitui uma oportunidade para enquadrar os desafios dos direitos de autor e dos direitos conexos da imprensa e da indústria face a este novo paradigma, assim como também para trazer à sociedade competências e questões sobre o mundo digital.

Edouard Braud e Madhav Chinnappa são os principais oradores da conferência

O programa da conferência é constituído por dois painéis de discussão, ambos moderados por Manuel Lopes Rocha, sócio e coordenador de PLMJ Propriedade Intelectual, e dois oradores principais: Edouard Braud, head of media facebook, e Madhav Chinnappa ,Google director of strategic relations, News & Publishers.

O primeiro painel ‘Migration and Trend’ conta com a apresentação dos membros do Conselho de Administração dos grupos Cofina, Global Media e Impresa, e o segundo, ‘Licencing the usage. Are Europe adapted?’ tem as apresentações de Andrew Hughes, PDLN secretary general, Patricia Riera-Barsallo, CEDRO, e Carlos Eugénio, Visapress.

A conferência ‘Connecting Paper to Digital. The Copyright Journey’ é aberta a todos os interessados mediante inscrição prévia online que pode efectuar ‘AQUI’.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook