O que devemos comer no Verão?

O que devemos comer no Verão?

624
PARTILHE
Angela OeirasFormadora na Escola Hoteleira de V.R.S.A.bloggerwww.angelaoeiras.com
Angela Oeiras
Formadora na Escola Hoteleira de V.R.S.A.
blogger
www.angelaoeiras.com

A estação do Verão, tem uma energia de socialização. Apetece mais sair, passear na praia ou no campo, visitar a família e os amigos, fazer piqueniques e refeições ao ar livre quer seja em esplanadas de restaurantes quer seja no quintal ou no jardim de casa. Devemos, pois, nesta estação do ano (que está ligada aos órgãos do coração e do intestino delgado) ingerir refeições que tenham menos tempo de cozedura, mais variedade de cor e que sejam mais leves, tal como legumes escaldados, frutas e saladas.

As sopas, que não temos porquê deixar de ingeri-las no verão, deverão ser cozinhadas com menos tempo de cozedura ou preparadas com verduras cruas e frescas. O tofu, se o quisermos incluir na nossa alimentação, deverá nesta época de calor ser ingerido apenas salteado ou cru em saladas. Quanto às leguminosas, as lentilhas vermelhas e castanhas e o feijão frade são excelentes proteínas para serem consumidas nesta época do ano.

Devemos também reduzir o consumo de arroz integral, substituindo-o por arroz semi-integral e evitar que este seja cozinhado na panela de pressão.

A alga nori e as nabiças são excelentes opções para ingerir no verão pois ao serem mais “amargas” trabalham a energia do coração.Quanto aos cereais, o couscous, o bulgur, a quinoa, o milho e massa de arroz são os mais indicados. Com estes cereais poderá preparar fantásticas saladas adicionando legumes crus ou cozinhados, assim como leguminosas, nozes e sementes.

- Pub -

Cuidado com o excesso de gelados, estes produzirão um arrefecimento do nosso organismo que se tornará mais propenso a constipações e estados gripais durante o Outono.

Banoffee
banoffee
Uma versão mais saudável da Banoffee

Esta é uma das minhas sobremesas preferidas, fácil e rápida de fazer. Esta versão mais saudável da Banoffee não fica atrás da versão original que leva natas, açúcar, caramelo e que é feita em forma de tarte, no entanto gosto de montá-la assim em copos onde se podem ver as diferentes camadas e deliciarmo-nos com ela antes mesmo de a comermos.

Também alterei a última camada que deveria ser de caramelo (leite condensado cozido) por um creme de cacau, pois além de não querer utilizar caramelo, para mim, o chocolate e a banana fazem um casamento perfeito.

Ingredientes:

  • 1ª camada: 200 gr de amêndoas; 2 (c.chá) de manteiga de amendoim; 2 (c.sopa) de mel
  • 2º camada: 2 bananas maduras; 2 (c.sopa) de manteiga de amendoim
  • 3ª camada: 2 bananas maduras; 2 (c.sopa) de manteiga de amendoim; (c.sopa) de cacau puro

Preparação:

1º camada:

Colocar as amêndoas num processador de alimentos e triturar até ficar em areia, juntar a manteiga de amendoim e o mel e misturar bem.

Colocar esta areia no fundo dos copos e pressionar para criar a base.

2º camada: Colocar as bananas e a manteiga de amendoim num processador de alimentos e triturar até ficar um creme.

Colocar por cima da 1º camada e levar ao congelador por 20 minutos até prender um pouco.

Retirar do congelador e cobrir com uma camada de banana cortadas às rodelas.

3ª camada:

Colocar as bananas, a manteiga de amendoim e o cacau num processador de alimentos e triturar até ficar um creme.

Colocar por cima das rodelas de banana e levar ao frio até prender um pouco.

Pode servir decorado com mais rodelas de banana (mas só no momento de servir para não oxidarem) ou qualquer outra fruta ou decoração a gosto.

Quinoa salteada com tofu
quinoa salteada com tofu
Um cereal que não contém glúten, excelente para celíacos e intolerantes

A Quinoa é excelente para regularizar o intestino, aumentar a disposição, retardar o envelhecimento precoce, recuperar as fibras musculares do corpo, combater problemas urinários, prevenir doenças do fígado, reduzir o risco de osteoporose, combater os radicais livres devido aos efeitos antioxidantes, aliviar sintomas associados a doenças do coração, controlar níveis de colesterol, glicemia e triglicéridos no sangue. Além disso é um cereal que não contém glúten, sendo excelente para celíacos e intolerantes.

A quinoa deve ser lavada antes de ser consumida, para remover compostos anti nutricionais de sabor amargo existentes na camada externa da semente, chamadas saponinas.

Ingredientes:

  • 1 chávena de chá de quinoa
  • 1 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 250 gr de tofu
  • Azeite
  • Sal marinho
  • Shoyo (molho de soja) q.b.
  • Coentros

Preparação:

Lavar a quinoa em água fria. Colocá-la dentro de um tacho com o dobro de água (1 chávena de quinoa para duas chávenas de água) deixar levantar fervura, juntar uma pitada de sal e cozinhar durante uns 15 minutos em lume brando. Reservar.

Entretanto cortar o tofu em laminas finas e salteá-lo ligeiramente num pouco de azeite. Reservar.

Numa frigideira colocar um pouco de azeite e juntar os alhos e a cebola picados e deixar refogar. Juntar um pouco de shoyo e mexer bem até ficar incorporado no refogado.

Juntar a quinoa cozida a este refogado e mexer (com cuidado para não desfazer a quinoa) até ficar bem incorporada e tenha obtido o sabor do refogado.

Retirar do lume, juntar o tofu salteado e os coentros picados e envolver bem no preparado anterior e servir.

Sumo desintoxicante
sumo desintoxicante
Tem propriedades diuréticas e reforça o sistema imunitário

O Verão é uma época do ano em que cometemos muitos excessos alimentares, comemos mais vezes fora de casa e realizamos grandes comidas para receber os familiares e os amigos que estão fora, já para não falar dos gelados que são uma tentação. Uma boa maneira de desintoxicar o nosso organismo destes excessos é beber um sumo desintoxicante. O ideal é bebê-lo 3 vezes ao dia antes das principais refeições, sendo que o primeiro será em jejum.

Este sumo devido ao aipo tem propriedades diuréticas e reforça o sistema imunitário, obtendo resultados quase imediatos de desinchação abdominal e aumento de vitalidade.

Ingredientes:

  • 2 ramas de aipo fresco
  • 2 cenouras
  • 1 maçã

Preparação:

Pelar as cenouras e as maçãs e lavar as ramas de aipo.

Colocar estes ingredientes no extractor de sumos e beber de imediato. Também pode fazer este sumo na Bimby ou na liquidificadora, mas neste caso terá de juntar um pouco de água.

Facebook Comments

Comentários no Facebook